Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1903)

Um invento portuguez

Moto continuo

Está emfim [sic] resolvido este grande problema.

Por intermedio da Agencia Official de Marcas e Patentes, do dr. Carlos Granja, acaba de ser pedido o registo de uma patente de invenção que é, sem duvida, a descoberta mais util e mais extraordinariamente pratica.

É aquella porque milhares e milhares de individuos se teem apaixonado, até á loucura, aquella que maior somma de trabalho mundial tem consumido.

Trata-se, nem mais nem menos, do que de mu [sic] motor de moto continuo, descoberta do sr. Avelino Antonio Soares Bello, um modesto e intelligente industrial das Caldas da Rainha que, depois de 10 annos de trabalho, conseguiu realisar a maravilha industrial, mais anciosamente appetecida, não só pela revolução que trará á mechanica, como ainda pelos enormes premios, que quasi todos os paizes reservam ao feliz inventor que tal descoberta realisasse.

Este apparelho que é de uma simplicidade assombrosa, encanta pela sua engenhosa concepção.

Obedecendo aos principios mais rudimentares da physica, o apparelho do sr. Bello corresponde ao maior ideal da industria, visto que pode fazer mover uma fabrica sem auxilio de agua, do vapor, da electricidade ou de qualquer outra força, que não seja a da gravidade, produzida por um determinado pezo [sic] existente na extremidade de uma alavanca.

O apparelho, de que apenas estamos auctorisados a dar um simples resumo, por ser de interesse mundial, e o seu inventor querer registar em todos os paizes, é constituido por um tambor cellular dividido na sua periferia em alvéolos ou cellulas tendo ao centro do seu eixo do [sic] rotação, fixa, uma roda de engrenagem, que participando do movimento do tambor communica, por seu turno, com outras engrenagens por meio de corrente de galles, ligadas a uma especie de elevador de rotação, destinado a conduzir um dado numero de espheras de um ponto inferior a um ponto superior do tambor, onde são introduzidas automaticamente.

É n’este vae e vem successivo de espheras que o apparelho gira perpetuamente.

Emfim está realisado um dos grandes sonhos da humanidade.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Um invento portuguez" in Diário de Notícias de 18 de Junho de 1910, nº. 16018, p. 3 (c. 7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1903.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria

Outros
Palavras Chave


Notícia