Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1904)

Crónica Literária

 

O Problema Therapeutico da Tuberculose, pelo Dr. Bettencourt Rodrigues, da Academia de Sciencias de Portugal, da Academia Real das Sciencias de Lisboa. – 1910. S. Paulo, Weiszflog Irmãos, 61 pág.

O autor vive e trabalha, ha muitos anos, na capital do Estado brasileiro de San-Paulo, onde logra invejável renome de publicista e home de ciencia; mas muita gente o conhecia de certo em Portugal, onde viveu até depois de se diplomar em Medicina, e onde deixou afectuosas recordações.

Ele próprio, como actual cronista do diário Correio Paulistano, ainda há pouco ali subscreveu uma cronica, exclusivamente consagrada à lembrança dos homens que êle rememorou agora afectuosamente; João Penha, Gonçalves Crespo, Guerra Junqueiro, Bernardino Machado, Candido de Figueiredo, Marçal Pacheco, Teixeira de Queirós…

E assim se compreende quanto deve ser agradável a portugueses o receber, de longes terras, bôas novas de um compatrício que, sem se esquecer da nós, não esquece nunca o amor á ciência, e dêsse amor nos dá documento em publicações valiosas, como a que hoje noticiamos.

O autor baseia êste seu estudo no prolóquio sola natura medicatrix (só a natureza cura as doenças), e na sentença de Hipócrates – que a Medicina é a arte de imitar os processos curativos da natureza; e passa depois á exposição de vários factos clínicos e experimentais, altamente sugestivos e concordantes, quanto ao poblema terapêutico da tuberculose.

Mostra que só tem havido confusões e incertezas em tal problema: etiología [sic] obscura, quanto á especificidade patogênica do bacilo, profilaxia hesitante e estéril, terapêutica ilusória e falaz.

Expõi [sic] nitidamente as duas escolas inconciliáveis, em que se divide a opinião médica sôbre a área de penetração do bacilo (via digestiva e vias respiratórias), e contesta cientificamente a suposta e absoluta especificidade do bacilo de Kock. Trata de desvendar o misterioso processo da cura espontânea de certo número de doenças, inclusivamente na tuberculose, quando localizada no joelho; e propõi-se [sic] averiguar que os líquidos exsudativos podem ser utilizados terapeuticamente na cura da tuberculose.

Como não há uma tuberculose, mas diferentes tuberculoses, julga estar explicada a infrutuosidade relativa do processo, aventurado pelo falecido médico lisboêta, Dr. Evaristo, e mostra que os doentes só se curam com os produtos ou secreções da sua própria doença.

É o descerrar de novos horizontes á terapêutica da tuberculose; e, como esta doença assumiu extraordinário valor científico, e é fatalmente predominante em muitos centros de população, como Lisbôa, evidencia-se o interesse que á clinica portuguesa deverá merecer a erudita e substanciosa monografia do Sr. Dr. Bettencourt Rodrigues.

(…)

CEDEF.

[NOTA - Na edição n.º 15977 do Diário de Notícias, de 8 de Maio de 1910, publicou-se um aditamento a esta nota bibliográfica (p. 7, c. 3)]


Referência bibliográfica

CEDEF - "Crónica Literária" in Diário de Notícias de 10 de Abril de 1910, nº. 15949, p. 7 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1904.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Publicação Cientifica
Outros
Palavras Chave


Notícia