Texto da entrada (ID.1910)
Propõe-se uma liga internacional destruir, parasitas custosos e perigosos, como ratos, morganhos, moscas, etc. A nova associação organisa activamente a sua campanha, e innumerosos inventores já se fizeram inscrever no concurso que fará conhecer o melhor meio de destruir estes roedores. A liga preocupa-se em achar uma utilidade industrial na pelle dos ratos, partindo do principio de que a destruição da especie se faria rapidamente se a sua pelle adquirisse valor commercial. Lembra a mesma liga que os chinezes mais ou menos resolveram o problema por este lado, não se contentando só em comel-os, como ainda confeccionando a pelle dos mesmos para numerosos artigos do vestuario. Por exemplo: os aldeões da Mandchuria envolvem as orelhas durante o inverno em pequenos saccos feitos com pelle de ratos.
Este costume foi adoptado no exercito japonez, durante a ultima guerra. Estes saccos diz-se terem a vantagem de proteger os ouvidos contra o frio, sem os ensurdecer.
Referência bibliográfica
Iman - "Revista Scientifica - Diversas noticias - (de “La Nature”) – Guerra aos ratos"
in Diário dos Açores
de 21 de Julho de 1908, nº. 5133, p. 1 (col. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1910.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia