Texto da entrada (ID.1931)
Crónica literária
(…)
Iniciação Astronómica, por Camilo Flammarion, traducção de Manoel Ribeiro. – Obra ornada com 89 gravuras. – 1910, Lisboa, Livraria editora Guimarães & C.ª 220 pág.
A livraria editora desta obra iniciou louvavelmente uma Biblioteca de Educação Racional, a que pertence o livro que noticiámos, e em que, segundo se promete, se procurará vulgarizar as noções capitais das mais importantes ciências.
Excelente amostra é já esta Iniciação Astronómica, em que o grande Flammarion põi [sic] ao alcance de toda a gente a momentosa e sedutora ciencia, de que êle é patriarca e evangelizador.
Por uma fórma tão lúcida, como recreativa e instrutiva, o sábio astronomo doutrina-nos aqui sôbre as fontes da luz e do calor, a orientação, o movimento dos mundos, o tempo, as estações e os climas, a gravitação, as nebulosas, o infinito…
Flammarion sobreleva a quase todos os grandes sábios, pela sua feição vincadamente literária, que é condição de primeira ordem para a vulgarização de conhecimentos úteis; e, quando o tradutor é um literato, como sucede agora com a Iniciação Astronómica, póde dizer-se garantida a mais ampla e merecida aceitação pública.
(…)
CDEF [sic].
Referência bibliográfica
CEDEF - "Crónica literária"
in Diário de Notícias
de 23 de Julho de 1910, nº. 16053, p. 3 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1931.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Educação Cientifica
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia