Texto da entrada (ID.1932)
Jardim Zoologico
Hagenbeck no parque das Larangeiras [sic]
Carlos Hagenbeck, o fundador od [sic] Tierpark de Stellingen em Hamburgo, que é o Jardim Zoologico mais vasto, mais populoso e mais original da Europa e talvez do mundo, visitou, ha pouco, na sua passagem por Lisboa, vindo da Republica Argentina, o parque das Laranjeiras.
Fôra attraido ali, principalmente, pela valiosa e rara collecção de quadrumanos que o nosso Jardim possue e, em especial pelos famosos chimpanzés «Faustino» e «Catharina».
Ao approximar-se da installação d’estes, mr. Hagenbeck provocou-os com uns gritos semelhantes aos que elles costumam soltar e immediatamente os dois quadrumanos corresponderam com os seus gritos caracteristicos. Desafiou-os á dansa [sic], elle proprio dansando, e logo ambos executaram um singular e brutal batuque – o que muito divertiu o velho e jovial naturalista.
(…)
O opulento proprietario do grandioso jardim de Hamburgo examinou detidamente todas as especies de primatas e prosimios, achando varias dellas raras e valiosas e mostrando, mais uma vez, empenho em adquirir os chimpanzés e um grande exemplar de cynocephalo mandril, offerecido como aquelles, pelo sr. conselheiro Gomes de Souza.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Jardim Zoologico"
in Diário de Notícias
de 24 de Julho de 1910, nº. 16054, p. 2 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1932.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Palavras Chave
Notícia