Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1937)

Lancha canhoneira “Macau”

Esta lancha que agora tão bons serviços está prestando em Macau, foi construida pela casa Yarrow, no anno passado, para serviço em Macau e para poder navegar em muito pouca agua, especialidade d’esta casa constructora.

Tem as dimensões seguintes: comprimento, 120 pés; bocca, 20; pontal, 4,9.

Demanda só 25 pollegadas d’agua com uma carga de 25 toneladas e conseguiu um andamento superior a 13 milhas quando fez as experiencias na milha na bahia de Kowloon Hong Kong.

Damos em seguida uma photographia d’este barco.

O casco é dividido em 9 compartimentos por 8 anteparas estanques.

O compartimento de proa serve para guardar as amarras, o 2.º e 3.º para guardar as provisões e mantimentos, o 4.º o paiol das munições da peça de proa, o 5.º é para a machina e caldeira, o 6.º é para o paiol para as munições da peça de ré e o 8.º e 9.º servem para guardar mantimentos.

As cabines para os officiaes são situadas no convez á proa e consiste em uma camara e uma cabine separadas, para o comandante, forradas por dentro com uralite.

Á ré ficam situadas as acommodações para o estado menor.

A tripulação é acommodada no convez superior e tem armarios, mesas de rancho, as macas, etc.

A casa da machina e caldeiras, assim como a acommodação dos officiaes e do estado menor são protegidas com chapas d’aço á prova de bala de carabina, as quaes foram experimentadas sem serem penetradas com balas de espingarda Lee Metford, disparadas a 20 jardas e a um anglo [sic] de 90 graus.

As chapas das cabines teem umas seteiras para se poder fazer fogo de carabina, do interior.

Como o clima de Macau é muito quente, tem um toldo duplo por cima de toda a lancha com sanefas que chegam até á agua, para conservar o espaço a bordo, o mais fresco possivel.

Além d’isto estão montados 2 burrifadores por cima do toldo a fim de o conservar molhado.

Estes burrifadores teem tido grande successo em climas quentes, porque a evaporação da agua sobre o toldo faz refrescar o espaço que este abriga.

O armamento consiste em 2 peças simi-automaticas Hotchkiss, de 57 milimetros e 3 peças com 6 e 5 milimetros, automaticas, com 6 reparos, 3 de cada bordo.

A lancha é toda illuminada a luz electrica e tem um projector em cima da torre de commando.

Ha um cabrestante a vapor, na proa, para as amarras.

Os 2 lemes á popa, podem ser governados tanto á mão como a vapor.

Estes 2 lemes estão collocados exactamente no plano medio dos tuneis de maneira, que recebem toda a força da agua que é expulsada para traz pelas elices [sic] e estão de tal maneira arranjados que não prejudicam a manobra dos «flaps» (portas dos tuneis).

Leva dois botes de 14 pés cada um, nos turcos.

O apparelho motor consiste em 2 machinas de triple expansão com condensadores e caldeiras, agua tubular do systema Yarrow, trabalhando com tiragem forçada ou natural.

A caldeira pode queimar madeira ou cavão tambem.

As bombas, principal e auxiliar, são independentes das machinas principaes e a agua de alimentação passa por um filtro para ir sempre limpa para dentro da caldeira.

Esta lancha foi construida nos novos estaleiros da Casa Yarrow, em Glasgow, e sob a inspecção do habil constructor naval portuguez, Antonio Jervis d’Athouguia.

Depois das experiencias em Glasgow a lancha foi toda desarmada e enviada para Macau em 138 caixotes.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Lancha canhoneira "Macau"" in Diário de Notícias de 30 de Julho de 1910, nº. 16060, p. 3 (c. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1937.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Sistema de Transporte

Outros
Palavras Chave


Notícia