Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1940)

Crónica Literária

(…)

Defeza Sanitaria da Europa contra a pesteHygiene e prophylaxia internacional – por Julio Gonçalves. – 1910, Antiga Casa Bertrand. 183 pág.

O Sr. Dr. Julio Gonçalves fechou o seu Curso Médico com a apresentação desta obra, cuja oportunidade é palpável, e cujo valor se evidencia a cada página.

Filho de um ilustre professor e publicista goês, irmão de publicistas e jurisperitos, o autor da Defesa Sanitária vem honrar as suas tradições de familia, brindando a ciencia médica com um substancioso trabalho, que é, conjuntamente, documento de largo e sólido estudo e de grande elevação critica.

Na primeira parte da obra, estuda-se a triade biológica-rato, pulga e homem, expondo-se lucidamente o que é a peste em cada um daqueles três seres, e como a peste se transmite entre êles.

A segunda parte é dedicada ao estudo geográfico dos focos originários, secundários e contemporâneos.

E, finalmente, na terceira parte, consignam-se as doutrinas, que mais seguras nos parecem, sôbre a profilaxia internacional e local.

Entre os pontos mais interessantes da obra notámos o capitulo que começa:

- «A peste não se transmite de homem para homem… Directa ou indirectamente, todo o caso humano é um caso acidental, susceptivel em caso murino.»

Não é menos interessante, nem deixará de fazer supresa aos leigos na ciencia médica, como nós, o capitulo, em que o autor mostra que o insulamento e desinfecção são base falsa da profilaxia contra a peste.

Segundo o autor, a base predominante de toda a luta inteligente e racional resume-se no que êle chama desratização, que é como quem diz, guerra de exterminio aos ratos, especialmente ao mus decumanus, que é a ratazana dos esgotos.

As ultimas linhas do livro são um vigoroso apêlo a quem superintende na salubridade pública da nossa capital, para que bem se vejam os perigos que ameaçam Lisboa, e se previna a tempo o que, mais tarde, mal se poderá remediar.

Com vista a quem saiba e queira ler.

(…)

CEDEF.


Referência bibliográfica

CEDEF - "Crónica Literária" in Diário de Notícias de 6 de Agosto de 1910, nº. 16067, p. 3 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1940.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Publicação Cientifica
Outros
Palavras Chave


Notícia