Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1945)

Assumptos do dia

A conquista do ar e os deuses

N’uma reunião effectuada ultimamente em França para saudar a memoria do grande aeronauta o padre Bartholomeu de Gusmão, um nosso compatriota, orador fluente e maginoso [sic], correlacionando as conquistas do ar com as conquistas do livre pensamento, de que é fervoroso apostolo, soltou esta phrase sonora: os deuses desapparecem.

(…). Como quer que seja, o nosso compatriota, illustre publicista, póde estar descansado, que os deuses do paganismo não farão d’elle um novo Prometheu, devoradas as entranhas pelo insaciavel abutre. Se por ventura essas fabulosas divindads se vingam d’alguem é dos destemidos aeronautas, cujo martyrologia [sic] agumenta de dia para dia.

O espectaculo é deveras sublime e não sabemos que mais admirar, se o engenho do espirito humano, se a sua temeridade e pertinacia. A desgraça não lhes serve de emenda, antes de encitamento e cada victima que se despenha das alturas, encontra logo quem a substitua na sua allucinada empreza. (…)

Effectivamente, reflectindo bem, que valor ou que efficacia tem a navegação aerea? É mais um meio de transporte; é mais um instrumento, por meio do qual o homem accelera a sua peregrinação na terra. Inconstestavelmente, não se póde negar que resultam innumeras vantagens da rapidez dos transportes, mas se as commodidades materiaes augmentam, nem por isso a felicidade na terra sobe por egual nivel. O desastre succedido agora na linha de Bordeus mostra-nos á evidencia o preço por que nos fica esse luxo da vida. Por toda a parte, não obstante os esplendores da industria e da sciencia, o descontentamento lavra impetuoso, revolvendo até ao fundo as camadas socieas [sic]. Ou muito nos enganamos, ou os ardores, tantas vezes odientos, da luta pela existencia não afrouxarão com o aperfeiçoamento constante dos aeroplanos, ainda hoje no seu estado embrionario.

A navegação aerea não trará comsigo [sic] um destes beneficios com os quaes a humanidade sinta um grande desafogo ou um sensivel e extraordinario bem estar. Que resulta da conquista da atmosphera? Antes conquistassemos o Sahará, convertendo os desertos da Africa e da Asia em abundantes planicies, onde a raça humana, podesse [sic] encontrar o que lhe vae escasseando para o seu sustento e sxpansibilidade [sic].

Os transportes aereos seriam de incalculavel proficuidade, se em certos momentos concorressem com efficacia para alliviar a humanidade dos perigos causados pelas convulsões meteorologicas. Agora mesmo os japonezes estão soffrendo as terriveis consequencias das inundações e sem duvida elles soccorrer-se-hiam dos aeroplanos, se estes já funccionassem com regularidade e segurança e se não estivessem tambem sujeitos ás contingencias atmosphericas.

(…).


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Assumptos do dia / A conquista do ar e os deuses" in Diário de Notícias de 19 de Agosto de 1910, nº. 16080, p. 1 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1945.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Sistema de Transporte

Outros
Palavras Chave


Notícia