Texto da entrada (ID.1946)
Fabrica electro-mechanica de metallurgia, brinquedos e artigos de latoaria
Uma nova manifestação da industria nacional, que honra a todos os respeitos um notavel estabelecimento da capital, e a fabrica de que nos vamos occupar hoje, e que, apesar das suas limitadas dimensões, por estar situada no centro da cidade, é comtudo [sic] a principal no seu genero; e pela variedade e qualidade dos artigos que d’ella saem constantemente, se póde avaliar o que póde dar ainda a industria no nosso paiz, sob a direcção de artistas habeis e intelligntes, impulsionados por homens de iniciativa e acção, como o são os proprietarios dos Grandes Armazens do Chiado, a cuja empreza a mesma fabrica pertence.
(…)
Em vista do que deixamos dito, impunha-se a remodelação da nova fabrica; e n’isso não hesitaram os arrojados proprietarios (…). Mudaram então d’essa pequena e impropria loja [inicial] para a rua da Trindade; adquiriram o mais moderno e aperfeiçoado machinismo; e assim transformaram a sua modesta fabrica de objectos de latoaria n’uma fabrica electromechanica de metallurgia, de brinquedos, de torneiro e imprimidor de metaes, latoaria mechanica, serralharia e nickelagem, executando ainda magnificos trabalhos de pintura.
(…).
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Fabrica electro-mechanica de metallurgia, brinquedos e artigos de latoaria"
in Diário de Notícias
de 22 de Agosto de 1910, nº. 16083, p. 3 (c. 2; imagem: c. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1946.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Vida Urbana
Palavras Chave
Notícia