Texto da entrada (ID.1950)
Crónica Literária
(…)
Le précurseur des Navigateurs aériens, Bartholomeu Lourenço de Gusmão, par le Vicomte de Faria. – 1910, Paris. 96 pág.
Fundador e presidente da Académie Aéronautique Bartholomeu de Gusmão, de Paris, o Sr. Visconde de Faria faz neste livrinho a reivindicação histórica do primeiro inventor de aeróstatos.
Bartolomeu de Gusmão, português, natural do Brasil, nasceu em 1685 e morreu em 1724. O Sr. Visconde conta-nos sumariamente a biografia do célebre padre; a sua chegada a Lisboa; a sua petição a D. João V á cêrca de um aparelho voador. Reproduz graficamente esse aparelho, transcreve a patente de invenção.
Perseguido pela Inquisição, o padre Gusmão fugiu para Espanha, morrendo miseravelmente em Toledo.
Só muito mais tarde é que se procurou fazer justiça aos meritos de Gusmão; e mostra-se que os actuais resultados da aviação foram previstos pelo homem voador, designação que se deu ao nosso ilustre português.
O Sr. Visconde de Faria acompanha de numerosos documentos a sua narrativa, á qual adjunge um belo retrato do padre Gusmão, que poucas homenagens póstumas terá tido mais eloquentes e sugestivas, do que êste meritorio trabalho do Sr. Visconde de Faria.
(…)
CEDEF.
Referência bibliográfica
CEDEF - "Crónica Literária"
in Diário de Notícias
de 27 de Agosto de 1910, nº. 16088, p. 3 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1950.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Educação Cientifica
Publicação Cientifica
Personalidades
Palavras Chave
Notícia