Texto da entrada (ID.1951)
Morte do Professor Mantegazza
A Italia perde um sabio illustre
Spezzia, 28. – Na sua propriedade em San Teresa di Riva falleceu esta manhã o professor Mantegazza, anthropologista, physiologista e escriptor de alta reputação. – (Correspondente).
*
O dr. Paulo Mantegazza, a quem este telegramma se refere, era uma das figuras de maior destaque no meio scientifico italiano.
Nascido em Monza, perto de Milão, em 1831, o dr. Mantegazza revelou logo uma intelligencia notavel e com 19 annos apenas apresentou ao Instituto de Pavia um trabalho interessantissimo intitulado a «Geração expontanea.»
Nomeado medico para o grande hospital de Milão, foi pouco depois occupar a cadeira de lente de pathologia geral na Universidade de Pavia, onde estabeleceu o primeiro laboratorio geral de pathologia que se fundou na Europa.
Indicado para ensinar pathologia no Instituto dos Estudos Superiores de Florença, ali fundou um museu de anthropologia e de ethnographia, a Sociedade de Anthropologia Italiana e uma revista da especialidade.
Foi deputado durante 11 annos, passando em 1876 para o senado.
O dr. Mantegazza fez publicar muitos livros e memorias de alto valor scientifico.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Morte do Professor Mantegazza"
in Diário de Notícias
de 29 de Agosto de 1910, nº. 16090, p. 3 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1951.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Personalidades
Palavras Chave
Notícia