Viagem ao polo Sul
O “Fram” no Funchal
Chegou quinta feira ao Funchal, ás 9 horas o navio norueguez «Fram» que se destino [sic] ao polo Sul, como temos noticiado. Pouco depois da sua chegada esteve a bordo apresentando os seus cumprimentos o pró-vice-consul da Noruega o sr. Marcel Thévanaz.
Esta expedição é patrocinada pelo governo norueguez e nos centros scientificos d’esse paiz, liga-se grande importancia ao seu exito final.
Da Madeira segue para Buenos Aires, aonde o consul geral da nação noruegueza, offerece uma brilhante festa aos futuros descobridores.
A missão do capitão Roald Amundsen, chefe da expedição, consiste em ampliar os estudos oceanographicos do celebre explorador do polo Norte, Nansen, que foi uma gloria do seu paiz.
A derrota [sic] é pois, pelo cabo Horn, atravessando antes o Oceano Pacifico em quasi toda a sua extensão, sendo a unica escala n’aquelle oceano, São Francisco. O corajoso capitão conta gastar 8 mezes antes de chegar á região antarctica. O tempo total dos estudos é calculado em cerca de 6 annos.
Leva a seu bordo, além d’uma infinidade de mantimentos e instrumentos scientificos, 99 cães da raça chamada «esquimós» que serão os fieis companheiros das suas alegrias e tambem… das suas tristezas. Estes cães que resistem a uma temperatura de 60.º cent.º e mais abaixo de zero, prestam serviços incalculaveis aos exploradores, ora transportando viveres para logares que o navio não pode attingir, ora caçando o urso ou outros animaes d’aquellas paragens.
Contra a espectativa [sic] do capitão, os cães supportaram admiravelmente a viagem. Embarcara com 99 caninos, cuja familia foi augmentada com dois recem-nascidos durante os primeiros 15 dias.
Pelas 5 horas da tarde foi o capitão Amundsen em companhia do pró-consul, fazer uma visita ao governador civil o sr. José Ribeiro da Cunha.
O navio contava demorar ali, até sexta-feira ultima, tndo que reparar a helice que soffreu uma pequena avaria.
É tripulado por 20 homens escolhidos para o fim a que se destina, deslocando 350 toneladas. Foi construido em 1893.
A tripulação vae bem fornecida de pelles de animaes para resistiram [sic] á temperatura dos «fjords».
O combustivel empregado no cozimento da alimentação é o petroleo, de que vão bem providos.
Leva 9 botes e entre elles alguns salva-vidas.
Quatro dos tripulantes já fizeram parte da 1.ª expedição.
A viagem será feita á vella aproveitando[-]se, quando haja necessidade, o motor a petroleo, o qual é do systema Diessel [sic], deitando o navio 4 a 6 milhas por hora.
Mr. Roald é tambem medico de bordo, devendo tomar em São Francisco da California, um auxiliar já contractado.
O «Fram», que leva mantimentos para cinco annos, foi ao Funchal prover-se de fructas e refrescos.
O chefe da expedição, sr. Roald Amundsen dirigiu um requerimento ao director da alfandega do Funchal, em que lhe pedia que lhe fossem entregues os varios instrumentos scientificos chegados ha pouco da Noruega e que são destinados a varias pesquizas que pretende fazer no polo.
Trez das mulas que puxavam os carros americanos no Funchal foram vendidas para bordo do «Fram», a fim de servirem de alimento aos cães que seguem na expedição.
Ciênias da Terra
Outros