Texto da entrada (ID.1958)
Experiencias de foguetões para soccorros a naufragos e do extinctor de incendios Harden
Conforme haviamos noticiado, realisou-se hontem, na praia da Parede, na presença de numerosa assistencia, as experiencias de foguetões para soccorros a naufragos, experiencias que foram superiormente dirigidas pelo sr. capitão do porto de Cascaes.
A distancia de mais de 200 metros achava-se um pequeno barco, que, para os effeitos de experiencia, representava o barco a salvar.
Ao signal de alarme, foi largado um só foguetão, que levava a «sindoreza», que foi cair pela ré do barco.
Depois de apanhada a «sindoreza» pelos tripulantes suppostos em perigo, em breve chegou o cabo á embarcação e, em poucos minutos, chegou á praia rebocado de terra.
As experiencias com extinctor Harden deram magnifico resultado, comprovando-se, mais uma vez, as vantagens d’este explendido [sic] extinctor.
Para esta experiencia achava-se armada na praia uma barraca de madeira cheia de tóros, carqueja e palha, embebidas em petroleo e depois de lançado o fogo, e este estar bem ateado, foi promptamente extincto pelo sr. Novaes Teixeira, sob a direcção do sr. João José Diniz, engenheiro da fabrica «Vulcano», ao boqueirão do Duro, que em Portugal, é agente da casa Harden.
Sua alteza o principe real não poude [sic] comparecer por motivo estranho á sua vontade.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Experiencias de foguetões para soccorros a naufragos e do extinctor de incendios Harden"
in Diário de Notícias
de 14 de Setembro de 1910, nº. 16106, p. 2 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1958.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Vida Urbana
Palavras Chave
Notícia