Texto da entrada (ID.1969)
Crónica Literária
Sobre os ultimos trabalhos scientificos do profesor Stéphane Leduc, por Jaime de Almeida. 1910, Porto. 41 pág.
Na esfera das ciências naturais, conquistou o sábio Leduc a mais brilhante e larga notoriedade; mas a natureza e o alcance dos seus trabalhos e descobrimentos não se vulgarizaram tanto, que não valesse realmente a pena um estudo de exposição e análise desses trabalhos, como êste do Sr. Jaime de Almeida.
Vê-se como Leduc estudou a resistência do corpo humano, e deu novo impulso á teoria e observações da introdução electrolítica de substancias nos organismos animais; como âplicou á massa cerebral as correntes eléctricas com vantajosos resultados para o tratamento da neurastenia cerebral; como desenvolveu e melhorou o tratamento das paralisias e das atrofias musculosas; descreve-se o aparelho de Leduc, para interromper correntes eléctricas, e o seu valor terapêutico; as primeiras operações cirúrgicas pelas correntes eléctricas de Leduc; etc.
Figura-se-nos que êste opúsuculo, ao passo que representa calorosa homenagem ao sábio francês, representa igualmente meritório serviço de vulgarização científica.
(…)
CDEF [sic].
Referência bibliográfica
CEDEF - "Crónica Literária"
in Diário de Notícias
de 24 de Setembro de 1910, nº. 16116, p. 3 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1969.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Outros
Educação Cientifica
Publicação Cientifica
Personalidades
Palavras Chave
Notícia