Texto da entrada (ID.1970)
Assumptos do dia
Questões medico-sociaes
CVII
Recommendações para os que não estão em contacto «com o cholerico» – (…)
Dissemos que poucas pessoas sabem lavar as mãos. Effectivamente, assim é. Se esta operação não metter agua – melhor ainda, agua quente – sabão e escova das unhas, usando-se estas muito curtas, não dará garantias. E, no caso presente, nem isto só é bastante para inspirar toda a confiança. Necessario se torna empregar um anticeptico [sic], o soluto de sublimado é o mais usual. Mas, não se devem apenas passar as mãos com este soluto, como quem vae de caminho, segundo trivialmente se diz, é preciso demorar dois ou tres minutos o contacto da pelle com este desinfectante, e lavar bem depois com agua e sabão por meio de escova. A desinfecção absoluta das mãos, na pratica cirurgica, é mesmo julgada tão importante que existem varios processos prescriptos para esse fim. Assim, o processo Terrillon exige duas limpezas das unhas com limpa-unhas, duas lavagens com sabão e agua quente por meio de escova aspera, e o emprego de um liquido desinfectante por duas vezes, supprimindo-se as toalhas. O processo Furbringer quer a limpeza das unhas muito perfeita, duas lavagens com agua quente e sabão por meio de escova rija, uma lavagem com um antiseptico energico, e a immersão final das mãos em alcool a 80º, deixando-se enxugar estas ao ar livre.
Vamos, porém, ás recommendações essenciaes para os que não estão em contacto com o doente de cholera. Já indicámos as de mais importancia no contacto com os doentes. Talvez que haja vantagem em gastar tempo e paciencia com estes conselhos. Deste modo, se irão insinuando no animo do publico para serem attendidos e executados. Tambem com o tempo se domestica o lião; de tempo, precisam os fructos para amadurecerem e os astros para descreverem a sua orbita, e, com o tempo «tanto bate a agua molle na pedra dura até a fura.»
(…)
G. ENNES.
Referência bibliográfica
G. Enes - "Assumptos do dia / Questões medico-sociaes / CVII / Recommendações para os que não estão em contacto «com o cholerico» – (...)"
in Diário de Notícias
de 26 de Setembro de 1910, nº. 16118, p. 1 (c. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1970.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia