Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1975)

Os adubos chimicos completos

Por diversas vezes tenho visto nos jornaes vários reclamos de fabricantes de adubos, reclamos qe nada me agradam pela maneira como são apresentados ao publico.

Lembro-me de ter visto a este proposito o seguinte: «Os melhores adubos são os completos». Ora, é preciso que se saiba: são exactamente estes, para o lavrador, os peores [sic] adubos! Adeante exporei a razão d’este facto; mas entretanto direi que para bem dos lavradores e para não desprestigiar os adubos chimicos que tão valiosos serviços prestam, é necessario que se conheça a sua utilidade sem a qual o seu effeito muitas vezes se não é prejudicial é pelo menos nullo. É necessario que se saiba a qualidade do adubo que se deve applicar n’um tereno [sic], a maneira da sua applicação e a quantidade a distribuir por unidade de superficie. Digo ser necessario saber-se isto; assim é realmente; pois havendo por exemplo uns poucos de adubos phosphatadoe [sic], não é indifferente escolher o superphosphato, as escorias de desphosphoração, os phosphatos naturaes ou qualquer outro. (…).

Direi agora que são os adubos simples e não os adubos completos, os unicos de que o lavrador deve lançar mão; porquanto vejamos:

O que é um adubo completo?

É um adubo que contém em si os quatro elementos de que a terra póde necessitar; – azote, phosphoro, potassa e cal. – Estes quatro elementos estando intimamente misturados, formarão por si só um unico adubo, adubo que vae levar á terra o que ella necessitaria se na sua massa não contivesse nenhum d’esses elementos. Mas a terra, em maior ou menor quantidade, sempre contém alguns d’elles; portanto, o adubo completo vae levar substancias, algumas d’ellas bastante caras, substancias que ficarão extereis [sic] no todo ou em parte, e por conseguinte perdidas! (…).

Os adubos completos ainda devem ser postos de parte pela razão de necessitarem para a sua mistura e perfeita homogeneidade de certas materias taes como terra secca, areia muito fina e gesso[.]

(…).

Mario Vieira de Sá

Agricultor diplomado. Membro da Real Associação da Agricultura Portugueza.


Referência bibliográfica

Mário Vieira de Sá - "Os adubos chimicos completos" in Diário de Notícias de 11 de Setembro de 1910, nº. 16103, p. 2 (c. 8). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1975.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciências da Natureza

Outros
Palavras Chave


Notícia