Texto da entrada (ID.1982)
Os exemplares botanicos dos jardins reaes
Foi hontem entregue ao chefe do governo provisorio um officio da Direcção da Sociedade de Sciencias Agronomicas, chamando a attenção do Estado para as riquezas botanicas dos parques e jardins dos antigos bens da Corôa, algumas das quaes consta terem desapparecido já, e pedindo uma urgente catalogação dos exemplares notaveis e que a sua fiscalisação seja entrege a entidades technicas competentes.
Por ter considerações interessantes publicamos o officio na integra. A iniciativa d’esta intervenção foi do illustre professor do Instituto de Agronomia sr. José de Almeida, approvada unanimemente em a ultima assembléa geral e que a direcção se apressou, pela sua importancia e urgencia, em transmittir ao governo
Ex.mo Sr. Presidente do Governo Provisorio da Republica
Tendo, na ultima assembléa geral da Sociedade de Sciencias Agronomicas de Portugal, sido chamada a attenção da Direcção para as riquezas dendrologicas existentes nos parques das Necessidades, Ajuda e Cintra, onde ha exemplares que pela sua variedade ou dimensões, muito convem que sejam catalogados, protegidos e conservados sob direcção competente, venho levar ao conhecimento de V. Ex.ª o desejo d’esta Sociedade, ponderando que, principalmente, o parque de Cintra, tão apreciado por naturaes e estrangeiros, constitue um dos melhores arboretos da Europa, talvez só excedido pela matta do Bussaco a cargo da Administração florestal do Estado.
Encarecer o valor d’estes estabelecimentos para a sciencia e desenvolvimento economico do paiz é superfluo perante V. Ex.ª que pelo seu esclarecido espirito muito bem sabe quanto util é obter elementos para assentar a utilisação do solo patrio e quanto preciso é cuidar da arborisação de 40 por cento da superficie inculta que ainda possuimos e tanto concorre para prejudicar a prosperidade publica, pois sem de tal se cuidar não se modificarão as irregularidades climatericas que prejudicam as nossas principaes culturas, não se attenuarão os effeitos das inundações que ainda no ultimo anno tantos prejuizos occasionaram e não se creará riqueza que promova o desenvolvimento do commercio e da industria.
Tratando-se d’um assumpto que acreditará o paiz por acompanhar o progresso scientifico mundial, espero que V. Ex.ª tomará na devida consideração os desejos da assembléa geral d’esta Sociedade determinando que inventario immediato seja feito aos exemplares botanicos de valor scientifico e florestal existentes nos jardins e mattas dos antigos palacios reaes e que a sua fiscalisação seja entregue a entidades technicas competentes.
Saude e Fraternidade,
Lisboa, 18 de Novembro de 1910.
O Presidente da Direcção.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Os exemplares botanicos dos jardins reaes"
in Diário de Notícias
de 19 de Novembro de 1910, nº. 16172, p. 1 (c. 6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1982.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Palavras Chave
Notícia