Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.1986)

Missão geodesica na Africa Oriental

No vapor «Kronprinz», acabam de chegar a Lisboa os officiaes da commissão geodesica em tempo nomeada para executar varios trabalhos da sua especialidade na Africa Oriental. A commissão, que era composta dos srs. capitão tenente Gago Coutinho, primeiro tenente Vieira da Rocha e segundo tenente Arthur Saccadura, apresentou-se hontem ao sr minsitro da marinha, a quem foi fazer os seus cumprimentos e dar conta dos trabalhos executados.

O chefe da missão expôz o seguinte:

Que com os trabalhos da campanha de 1910 ficaram concluidos os serviços geodesicos ao sul da provincia de Moçambique, cobrindo a triangulação exectuada uma área de uns 40:000 kilometros quadrados, ou seja aproximadamente, metade da área de Portugal.

N’esta campanha executou a missão geodesica a medição de duas bases, uma perto de Inhambane, outra no districto de Lourenço Marques, empregando para esse fim o apparelho de fio de iman imaginado por mr. Ch. Guillaune, o qual permitte com o rigor exigido em operações geodesicas, medir correntemente 2 a 3 kilometros por dia.

As medições agora executadas accusam, segundo affirma o chefe da missão, rigor maior que o obtido até aqui com o mesmo apparelho, pois na base de Inhambane, a differença entre a ida e a volta é de «dois milimetros e sete decimos», em 8:600 metros e cinco milimetros e oito decimos», na base de Lourenço Marques, cujo comprimento anda por 12:090 metros.

Ficou tambem concluida a triangulação no norte do districto de Inhambane, até Bartholomeu Dias, já na Companhia de Moçambique, e a da parte sul do districto de Lourenço Marques, até á fronteira da Zululandia melhorando-se a ligação com a triangulação do Transvaal.

Procedeu assim a missão ao reconhecimento da parte da linha da praia que faltava, ficando concluido o estudo da Costa, desde a fronteira sul, até Bartholomeu Dias, com o rigor exigido para a navegação, tendo determinado a posição de varios bancos que a bordam, alguns dos quaes, como o «Carmaroon», se reconhecem não estarem na posição que as costas maritimas lhes assignalam.

Parece que os officiaes da missão geodesica vão ser encarregados de proceder aos calculos da triangulação e á elaboração de uma carta abrangendo a parte da provincia estudada.

Os officiaes que compõem esta missão logo que tiveram conhecimento da implantação da Republica adheriram a esta.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Missão geodesica na Africa Oriental" in Diário de Notícias de 18 de Dezembro de 1910, nº. 16200, p. 4 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=1986.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciênias da Terra

Viagem/Expedição
Outros
Palavras Chave


Notícia