Texto da entrada (ID.2008)
Assistencia Nacional aos Tuberculosos
Tuberculose em Lisboa
Pouco tempo depois de fundada a Assistencia por sua magestade a rainha, abriu esta associação o seu primeiro dispensario anti-tuberculoso na rua do Alecrim, local onde ainda funcciona actualmente.
Dotado com todos os aperfeiçoamentos que comporta a moderna investigação das lesões causadas no organismo pelo bacillo da tuberculose, com uma organisação admirada por todos e até seguida no estrangeiro, desde a origem a fins de 1904, isto é, em quasi quatro annos, recebeu o dispensario 22:849 doentes, deu 255:931 sessões de tratamento, 64:414 a homens, 113:670 a mulheres, 77:847 a menores, distribuiu milhares de escarradores de cabeceira e de bolso; de brochuras de propaganda, de refeições, de medicamentos tonicos e reconstituintes e fez a desinfecção de 3568 habitações.
No campo clinico, prophylatico e social e humanitario, o Dispensario curou tuberculosos, soccorreu infortunios, evitou contagios, immunisando do flagello da tisica as familias dos atacados desse mal. Produziu, pois, incalculavel somma de bem, qualquer que seja o ponto de vista em que nos colloquemos, para apreciar o valor dos serviços prestados por esse estabelecimento.
(…)
Para a sua realisação se precisam de mais recursos, para ella se appella aqui para todos que queiram contribuir para essa obra salvadora que tem ainda o grande merecimento de ser genuinamente portugueza.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Assistencia Nacional aos Tuberculosos / Tuberculose em Lisboa"
in Diário de Notícias
de 28 de Janeiro de 1905, nº. 14068, p. 2 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2008.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Associação/Sociedade
Palavras Chave
Notícia