Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2023)

Limpeza por aspiração

(Empreza exploradora das patentes Booth)

Com numerosa concorrencia de jornalistas, industriaes, engenheiros e pessoas de outras classes que haviam recebido convite para as experiencias da machina de limpeza por aspiração, exposta nas officinas dos srs. Street & C.ª, no palácio da Flor da Murta.

Firmavam as cartas de convite, alem dos srs. Street & C.ª, os srs. André de Proença Vieira e conde do Alto Mearim, que aguardavam os seus convidados desde as 2 horas da tarde, prestando-lhes todos os esclarecimentos e dispensando-lhes todas as attenções.

Alem d’estes cavalheiros, tambem os srs. Rezende Carvalheira, Frederico Ribeiro & Fish explicavam aos visitantes o modo de se servirem da machina, que é realmente engenhosissima e de grande utilidade pratica.

A limpeza faz-se por meio de bocas metalicas de aspiração, applicadas aos moveis ou outros objectos que se pretende limpar, e dos quaes é extrahido todo o pó por mais entrahado [sic] que esteja.

O resultado é completo, e por mais sujo que se apresente o estofo, a aspiração é tão profunda que immediatamente se vê passar pelos tubos de vidro, que de um lado se ligam aos tubos ou mangueiras que levam a aspiração ás maiores distancias, e por outro ao recipiente das immundicies aspiradas, tudo o que de extranho se havia introduzido no objecto que se limpa.

As experiencias fizeram-se sobre uma poltrona estofada, um tapete, passadeiras e pannos de mesa, sendo o effeito obtido inteiramente favoravel.

A adopção de tal systema de limpeza, especialmente em objectos que pela difficuldade de se deslocarem dos seus logares, não podem facilmente sacudir se e bater-se ao ar livre, como os estofos das carruagens do caminho de ferro, dos «fauteils», tapetes e passadeiras dos theatros e grandes salões, dos reposteiros sanefas, etc., impõe-se como de manifesta utilidade.

A limpeza por aspiração não se limita á parte superficial dos objectos, pois penetra n’elles a ponto de poder limpar-se o lixo de um sobrado atravez do tapete ou da passadeira que o cubra.

A sociedade exploradora das patentes Booth tenciona proporcionar, por meio de aluguer, a utilisação da referida machina, cujos tubos aspiradores podem elevar-se a qualquer andar dos predios, havendo até já no estrangeiro canalisa [sic] adequada nas casas recentemente construidas para serviço da limpeza por aspiração.

Parece que a limpeza do theatro de S. Carlos, em seguida ás festas do carnaval proximo, será feita pelo processo indicado, a fim de se fazer uma experiencia em ponto grande que evidencie todas as vantagens do systema.

Quando hontem estivemos na casa dos srs. Steet [sic] & C.ª, tambem alli se achavam assistindo ás experiencias os srs. engenheiros Justino Teixeira, Fernando de Sousa, Emygdio Lino da Silva e Falcão Rodrigues, architectos, jornalistas, etc.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Limpeza por aspiração" in Diário de Notícias de 15 de Fevereiro de 1905, nº. 14086, p. 3 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2023.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Vida Urbana

Popularização da Ciência
Outros
Palavras Chave


Notícia