Visita da rainha ao Real Instituto Bacteriologico
Pelas 3 horas da tarde de hontem, sua magestade a rainha D. Amelia, visitou o Real Instituto Bacteriologico Camara Pestana, acompanhada da sr.ª D. Francisca de Menezes e do sr. D. Vasco da Camara.
Pouco antes da real visita, já que se encontravam no instituto os srs. Pereira de Miranda, ministro do reino e dr. João Ferraz de Macedo, director geral de saude e beneficencia publica, onde esperaram sua magestade, que foi recebida por estes senhores e pelo dr. Annibal Bettencourt, director do instituto, dr. Carlos França, chefe do serviço anti-rabico, dr. Ayres Kopke, chefe do serviço da tuberculose, dr. Miguel Reis Martins, veterinario, Annibal de Magalhães, analysta do instituto e da Assistencia Nacional aos Tuberculosos, Guilherme Nunnes, analysta, Julio da Silva Bettencourt, secretario, Nazareth Affonso de Azevedo, ajudante do secretario, João Braz de Gouveia, preparador, e Antonio Correia, ajudante.
Sua magestade percorreu as seguintes dependencias do instituto:
Gabinete do director e salas dos trabalhos experimentaes no mesmo gabinete, gabinete do sub-director, gabinete dos serviços de serotherapia, gabinete dos serviços de anti-rabico e anti-diphterico, laboratorio dos cursos, onde actualmente está installado o curso de bacteriologia, dirigido pelo director, bibliotheca, sala da mesma, onde está collocado em tamanho natural o retrato da rainha, feito pelo pintor Salgado, sala de visitas, sala da histologia e museu onde estão varias peças anatomicas e utensilios scientificos, aula, sala em que está collocada uma machina da casa Záisse, de Berlim, para projecções de differentes bacillos e diversas cousas de grande utilidade scientifica.
Sua magestade assistiu pelo espaço de meia hora a algumas das projecções, que foram feitas pelo dr. Annibal Bettencourt, director do instituto, sendo auxiliado pelos srs. Guilherme Nunes, analysta e Antonio Vicente Fortunato, preparador.
As projecções constaram de bacillos do carbunculo, peste, doença do somno, tuberculose, vistas de Africa, dos pretos atacados de doença do somno, etc., etc.
Em seguida, sua magestade, dirigiu-se ao estabulo dos animaes para a producção de sôros.
No referido estabulo estão 16 jumentos productores do sôro ant-diphterico [sic] e anti-tetanico, etc.
Passou em seguida á enfermaria da raiva, onde actualmente estão recebendo tratamento contra a raiva 124 pessoas.
Na referida enfermaria visitou sua magestade a sala de operações e sala de curativos, mobilad[a]s pela casa Flicoteaux, Bor e & Bout[et] de Paris.
Tambem visitou a enfermaria de diphteria, onde estão 14 creanças atacadas por esta doença.
Todo o pessoal das enfermarias, composto da regente D. Maria da Gloria e enfermeira-chefe D. Maria Augusta Batalha e mais enfermeiras, acompanharam sua magestade durante a visita que terminou ás 4 e meia horas da tarde, retirando-se sua magestade muito satisfeita pelo que viu.