Texto da entrada (ID.2026)
Machina de compôr Monoline
Na acreditada casa de machinas do sr. Carlos Correia da Silva, no largo de S. Carlos, está ha dias exposta e a trabalhar uma nova machina de compôr, denominada «Monoline», fabricada no Canadá, e aqui apresentada por dois enviados da Canadian Componing C.º, de Montreal, que a acompanharam a Lisboa, e um dos quaes ensina o modo de compôr e trabalhar com ella.
É na verdade engenhosissima a nova machina, especialmente pelo seu apparelho de distribuição automatica das matrizes, que tambem offerecem novidade, quer em relação á Linotype, quer á Typograph.
Como estas, tem um teclado a que correspondem as diversas matrizes que vão alinhar-se á medida que se toca nas teclas, e seguem para a fundição da linha, que depois de aplainada cae no taboleiro correspondente ao galeão typographico.
Esta machina é muito mais baixa do que as outras, e, guardadas as devidas proporções e differenças, está para as outras duas já conhecidas aqui, como o piano horisontal para os verticaes.
Quem se interessa por estes assumptos, não perderá o seu tempo visitando o estabelecimento do sr. Correia da Silva, a quem agradecemos o obsequioso convite.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Machina de compôr Monoline"
in Diário de Notícias
de 17 de Fevereiro de 1905, nº. 14088, p. 2 (c. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2026.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Arte e Representação
Palavras Chave
Notícia