Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2039)

Secção scientifica e artistica

O Relogio Moderno

(Continuação e terminação)

A nossa primeira gravura representa uma d’essas officinas – a de Billodes, perto do Locle. Occupa 600 operarios e emprega uma força motriz electrica de 150 cavallos alem de uma machina supplementar. Não só se fabricam ahi integralmente relogios, mas até se constroem as machinas-instrumentos necessarias para a fabricação mechanica.

O automatismo penetrou até onde nunca se suppozera que podesse chegar. Assim se conseguiu o fabrico automatico dos balanceiros compensadores e se engastam pedras preciosas com uma tolencia maxima da centesima parte de um milimetro sobre a altura da pedra engastada! Leia-se o prospecto de um constructor de machinas para relogios. Fica-se estupefacto perante a innumera variedade dos tornos, furadores, «fraiseuses» (instrumentos destinados a alargar orificios para parafusos cuja cabeça não deve ficar saliente). (1) brocas, mós de 15.000 giros, machinas para adoçar, aplanar, cortar, dividir que se carecem nas differentes phases da fabricação. (…)

Comprehende-se bem que não nos é possivel nem sequer ennumerar singelamente os utensilios empregados nas numerosas operações supramencionadas. Limitamo-nos, por isso, a dizer algumas palavras a tal respeito apresentando alguns numeros, a titulo de exemplo, a respeito da machina automatica para aperfeiçoar rodinhas da manufactura dos relogios Omega de Bienne. (…)

O balanceiro, se é simplesmente annular, não admitte compensação. O balanceiro compensado deve ser formado por duas laminas de metaes desegualmente dilataveis, ordinariamente de latão e aço. É cortado em dois pontos proximos da barra diametral que o supporta, em ordem a permittir nas mudanças de temperatura que o systema das molas reaes (lames) possam inflectir-se para o centro, ou estender-se para a peripheria. A compensação ultima-se por meio de molas dos parafusos reguladores dispostos convenientemente sobre a corôa cylindrica.

(…)

Ha alguns annos o sr. Guillaume introduziu na relojoaria balanceiros em que o aço é substituido pelo aço nickelado. Este typo dá excellentes resultados que o sr. Paulo Dilisheim, o sr. Nardin, etc., tem podido fazer constatar, e permitte aaastar [sic] as intercecções [sic] dos pontos de ligação das barras, o que augmenta a solidez do todo.

(…)

A. ANSUR.

Traduziu.

[NOTAS

-- O artigo possui três ilustrações; legendas: “A fabrica de Billodes, em Locle”; “Uma serie de machinas automaticas na fabrica da Omega”; “Um balanceiro compenador ordinário e um balanceiro Guillaume”.

-- A primeira parte deste artigo foi publicada na edição n.º 14090 do Diário de Notícias, de 19 de Fevereiro (p. 5, c. 1)]


Referência bibliográfica

Alfredo Ansur (tradutor) - "Secção scientifica e artistica / O Relogio Moderno" in Diário de Notícias de 24 de Fevereiro de 1905, nº. 14095, p. 3 (c. 3-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2039.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Vida Urbana

Outros
Palavras Chave


Notícia