Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2049)

Notícia da reunião da assembleia geral, ocorrida na véspera, em cuja ordem de trabalhos constou:

a) a aprovação dos nomes dos sócios que irão constituir “as mesas das diversas commissões scientificas da sociedade no anno de 1905”;

b) a leitura de uma proposta da direcção, aprovada “sem discussão e por unanimidade”, com menção aos nomes desses sócios, e cujo teor foi transcrito:

“«Senhores: – Por mais de uma vez tem a Sociedade de Geographia recorrido a commissões eventuaes para organisação de excursões de estudo ou de diversão educativa, como foram as que prepararam a expedição á Serra da Estrella, a excursão a Vizeu por occasião do eclipse solar e a que lançou os fundamentos para o proseguimento [sic] do estudo das serras de Portugal, organisando os programmas para a expedição á serra Nogueira, no [sic] provincia de Traz-os-Montes, e que ainda está pendente, aguardando epocha propicia para se levar á pratica.

No presente anno offerece ensejo para se realisar uma outra excursão para fim analogo á de Vizeu, mas de mais longo trajecto e de não menos interesse. Proporciona-nos ella opportunidade de se visitar o extremo noroeste do [sic] Hespanha; motivando essa visita a observação do eclipse total do sol no dia 30 de agosto, visivel numa zona que atravessa a peninsula entre o Ferrol e as Baleares, tendo a sua maior phase ao meio dia.

Constituir a missão para esse estudo scientifico, sempre de um palpitante interesse, organisar em volta della um largo gcupo [sic] excursionista para estar no Ferrol nas vesperas daquelle phenomeno da vida astronomica, é um trabalho urgente que poderia ser entregue a uma commissão especial; mas como os factos que motivam estas e outras excursões se podem repetir pareceu á direcção preferivel constituir, nos termos estatutarios uma secção de excursões de estudo, que tenha por fim desenvolver o gosto pelas viagens, fazendo propaganda activa em favor das missões scientificas realisando por assim dizer na nossa sociedade, um grupo alpinista no genero dos clubs alpinos francezes, suissos e italianos que tantos e tão proficuos serviços teem prestado á civilisação.

Entre nós, onde o estudo systematico das nossas montanhas está por fazer, é de uma urgente necessidade, fundar um corpo de exploradores, de verdadeiros alpinistas scientificos que subindo encostas, trepando aos mais altos pincaros das serras estudem os climas, a flora, a fauna, as rochas e as torrentes das zonas de altitude, descrevam os monumentos, os usos, costumes e typos dos povos que porventura os habitem. (…).»”


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Sociedade de Geographia de Lisboa" in Diário de Notícias de 14 de Março de 1905, nº. 14112, p. 3 (c. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2049.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Transcrição
Nacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Outros
Palavras Chave


Notícia