Texto da entrada (ID.2053)
Estudos oceanographicos
O director dos serviços metereologicos nos Açôres está empenhado em satisfazer os pedidos de alguns sabios estrangeiros e, no interesse da propria sciencia oceanographica, em proceder a estudos circumstanciados [sic] sobre as marés no archipelago dos Açores, para o que se montou já um mareographo na cidade da Horta.
Egualmente se procede ao estudo das temperaturas nas diversas profundidades, 50, 100 e 150 metros, duas milhas ao sul de Ponta Delgada, dando logar este estudo a reconhecer-se que aquella distancia da terra, onde o fundo do mar devia ser de 300 metros, a profundidade não chega a attingil-os.
Felizmente as garrafas Richard, não soffreram avarias nessa occasião.
Como se vê, parece estar descoberto um novo banco que conviria estudar sem demora. Segundo nos consta, o sr. ministro da marinha vae dar ordem para que a canhoneira «Açôr» proceda, o mais brevemente possivel, ao reconhecimento do referido banco.
É da maior utilidade fazer esse reconhecimento hydrographico que tem grande interesse para a navegação e especialmente para a pesca, antes que qualquer navio estrangeiro se proponha fazel-o, como succedeu com o banco «Josephine» que é muito abundante em pesca e que foi descoberto pelo principe de Monaco e mais tarde estudado rigorosamente pela canhoneira «Açor», sob a direcção do official hyrographico sr. Hugo de Lacerda.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Estudos oceanographicos"
in Diário de Notícias
de 19 de Março de 1905, nº. 14117, p. 1 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2053.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Outros
Palavras Chave
Notícia