Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2073)

Nefrina Sanz

OS TRABALHOS DE GRANDE NUMERO de sabios estrangeiros, Dieulefoy, Teissier, etc., demonstraram que o succo dos rins convenientemente preparado cria uma acção diurethica tão efficaz como inoffensiva, que um medico experiente aproveita vantajosamente.

No tratamento das nephites os effeitos d’este producto são maravilhosos principalmente nos casos de insufficiencia renal e auremia. Com poucos dias de tratamento, a quantidade de urina cresce, augmenta a ureia, diminue a albumina. Os effeitos são constantes nas nephites não compensadas.

A nephina contem no estado de pureza os principios activos do rim. Quando a desecação de [sic] effectua a uma temperatura superior a 40 graus centigrados, estes principios diminuem e acabam por ser destruidos. Por isso as pastilhas de nephrina são quasi sempre inactivas. Mas a nephrina Sanz é um liquido acido de consistencia semi-xarposa [sic] e de côr de rosa intensa. É inoffensiva mesmo em altas dóses e conserva todos os princios [sic] activos que lhe pertence. Prescreve-se na dóse de 1 a 3 grammas por dia diluida na agua (de 20 a 60 gotas.)

Vende-se em frascos de 30 gr. pelo preço de 1$200 réis. Acha-se á venda em todas as pharmacias. Deposito geral, Alves d’Azevedo, Rua do Principe, 24 a 38, Lisboa.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Nefrina Sanz" in Diário de Notícias de 4 de Abril de 1905, nº. 14133, p. 2 (c. 7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2073.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Outros
Palavras Chave


Notícia