A conferencia do dr. Virgilio Baptista
A syphilis
Foi deveras interessante a conferencia que hontem realisou no Atheneu Commercial de Lisboa o sr. dr. Virgilio Baptista, medico pela escola de Lisboa, que especialmente se dedica ao tratamento das doenças e apparelho genito-urinario e syphilis.
O auditorio enchia por completo a sala de conferencias do Atheneu e escutou com a mais religiosa atenção os conselhos do illustre clinico.
O orador começou por agradecer á direcção do Atheneu a cedencia da sala e ao seu collega sr dr. Antonio Azevedo por se ter incumbido das projecções luminosas.
Entrando no assumpto o sr dr. Virgilio Baptista disse que a humanidade é actualmente dizimada, principalmente, por tres factores: as doenças venereas, o alcoolismo e a tuberculose.
Descreve a syphilis affirmando que incorre em grave erro quem concorrer para que não se propaguem os meios de combater tão contagiosa e virulenta doença, por ser classificada de vergonhosa, quando a syphilis se pode adquirir tão casualmente como a «grippe», a febre typhoide, a tuberculose e outras.
Cita factos que provam esta affirmação, e, entre elles, o seguinte:
Um cavalheiro, ao atravessar umas das ruas de Bordeus, é ferido no nariz, casualmente, com a ponta de um chicote.
Trinta dias depois, no sitio da chicotada, apparece-lhe um caracteristico e nitido cancro.
Averiguado o caso, reconheceu-se que o cocheiro possuidor do referido chicote tinha syphilis generalisada, pelo habito de mastigar a ponta do chicote, fez com que este fosse tão traiçoeiramente o transmissor da terrivel doença de que sofria.
Affirma que em Lisboa, por cada 100 homens, 10 estão infectados do referido mal.
Aconselha o tratamento da syphilis immediatamente á primeira manifestação, a fim de attenuar os soffrimentos do segundo periodo da doença, e evitar que o terceiro periodo seja mortifero.
Em seguida procedeu ás projecções, que foram executadas pelo sr dr. Azevedo, com a maxima nitidez.
Terminou a conferencia com as medidas prophylaticas que os syphiliticos devem adoptar, e com os medicamentos indispensaveis.
O conferente foi extraordinariamente felicitado pelo seu bello trabalho, que se acha impresso.
[n.d.] - "A conferencia do dr. Virgilio Baptista"
in Diário de Notícias
de 10 de Abril de 1905, nº. 14139, p. 1 (c. 10). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2086.