Texto da entrada (ID.2094)
Conferencia sobre gymnastica
Realisou hontem a sua ultima conferencia da 2.ª serie o professor da Escola Normal de Santos.
Fez algumas considerações sobre a existencia e a integridade dos orgãos e das funcções descreveu a traços largos o systema nervoso as connexões dos centros nervosos; cortes, centros sensitivos, centros incito-motores voluntarios; vida consciente; centros inconscientes medulares, vida organica; impressões e sua conducção. sentidos: percepção; importancia da perfeição e da harmonia sensitiva – da sensibilidade geral; da sensibilidade perceptivel e da sensibilidade affectiva.
O movimento influe em todas as funcções e é o resultado de uma excitação exterior ou interior da actividade intellectual ou d’uma paixão ou da sensibilidade, vontade provoca o movimento; os centros nervosos commandam todo o individuo, do seu estado depende a direcção dada á nossa actividade; a volição e a idealisação são phenomenos superiores; vias de connexão, no mesocephalo organisam-se para assim dizer os movimentos semi-conscientes; equilibração, coordenação, expressão; o cerebro obtem a consciencia d’estes actos. Os centros nervosos dependem dos outros orgãos, influencias reciprocas, todos os phenomenos se refletem no ser normal; effeitos hygienicos do exercicio sobre o systema nervoso, a coordenação é o indice de aperfeiçoamento dos centros motores, harmonia d’estes centros com os centros sensitivos, emoções, sensibilidade morbida e debilidade; o exercicio physico é inseparavel do exercicio dos sentidos e das faculdades moraes; relações intimas entre a vida organica e a moral; os centros nervosos adaptam-se á especie de trabalho; excessos e fadiga cerebraes; o caracter é a resultante do funccionamento cerebral; influencias cerebraes sobre os outros orgãos. O movimento representa-se nos centros nervosos, certos movimentos e as expressões nos hypnotisados; a memoria dos movimentos.
Necessidade d’uma forte educação physica, do esforço pessoal; a inacção e a moleza são causas do vicio e da queda do caracter; vontade e virilidade; o espirito dos records, os excessos do esforço, os certamens acrobaticos não teem ideal, o do exercicio scientifico é o aperfeiçoamento do ser humano. Educação dos sentidos, a attenção e a percepção; os sentidos e a vida de relação; a idéa e a harmonia sensitiva, prazer e dôr; fadigas; resistencia e endurecimento e habito do trabalho; fadiga physiologica, nociva, symptomas; causas da fadiga muscular, nervosa e geral, graus.
Apreciações physicas, provas e exames, medições, mappa physiologico, syntheses; exames de gymnastica: qualidades do professor.
O conferente fez praticar uma lição da 3.ª classe no gymnasio ás creanças da Escola Annexa.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Conferencia sobre gymnastica"
in Diário de Notícias
de 15 de Abril de 1905, nº. 14144, p. 3 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2094.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia