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Chronica scientifica

A expansão da musica instrumental – Sua importancia no ponto de vista das alterações da saude – o que podem custar os prodigios musicaes – A fadiga dos musicos – Caimbra profissional dos rabequistas e pianistas – Causas e effeitos de um excessivo trabalho mal conduzido – O «pianismo» e o automobilismo – Meios de evitar e remediar a fadiga resultante dos estudos musicaes.

O desenvolvimento dos estudos musicaes tem adquirido nestes ultimos tempos uma largueza e um poder de generalisação que forçoso é ocupar-nos delles sob um ponto de vista de sciencia aplicavel. A musica instrumental tem sobretudo, pela sua universalidade e pela sua influencia no individuo e na sociedade, um direito superior á investigação do bem e do mal que se possa attribuir-lhe quer como effeito esthetico, educativo e artistico, quer como função ou adaptação profissional, de cujo excesso ou regularidade haja de provir uma perturbação ou anomalia organica. Esta exije o correctivo de melhores preceitos no exercicio e na applicação, de modo a auferir do labor artistico-musical um «quantum» preciso de vantagens, um «rendimento» seguro, sem perigo de molestia ou, pelo menos, de esbanjamento inutil de uma custosa energia, porventura melhor utilisavel em muitos casos. Vem este dizer a proposito e em rememoração de quantos prodigiosos musicos nos teem visitado esta temporada, e muitos foram até á data de hoje, os quaes representam um maximo de intensidade no treno artistico, que toca e excede mesmo os limites do physiologico, do moral.

Nunca uma tão grande quantidade de notabilidades da divina Arte perpassou deante da nossa vista deslumbrada e dos nossos ouvidos encantados e ainda agora temos de nos extasiar perante a assombrosa technica e a vertiginosa execução de Vianna da Mota. É que realmente a cultura musical tem alcançado por toda a parte uma extensão e despertado um enthusiasmo, que não pode deixar de entrar pela organisação individual e social, como um novo funccionalismo que requer orgãos especialmente feitos para o seu exercicio, modificando ou alterando os existentes, na impossibilidade de crear outros novos, entrando como uma necessidade ou um dever educativo no seio das familias, estimulando-as no sentido de alcançar por essa via um grau de perfeição, uma habilidade mais para a lucta pela vida, uma nova e producente faculdade, de que muito se espera e que se presta a complicada evolução.

Quer na ordem dos trabalhos intellectuaes, quer na ordem não menos para considerar do esforço industrial, se não propriamente artistico, ha manifestamente acusadissima tendencia da epoca um exaggero não isento de inconvenientes, o qual nos faz crer que a expansão da arte musical, sem ser tratada como um supposto perigo amarello, exige uma regulamentação sensata, sobre bases scientificas, com o fim de impedir a propagação de desmandos, que influem realmente sobre a saude dos individuos e por via de regra na parte mais delicada das populações dos quaes portanto teem uma importancia de colectiva grande.

Seja qual for o instrumento escolhido, para conseguir uma relativa virtuosidade sem chegar ás culminações da celebridade, é impossivel deixar de experimentar uma grande fadiga muscular e nervosa que começando por uma localisação restrita, acaba por se reflectir sobre o corpo inteiro, fazendo sentir um mal estar ás vezes insupportavel. É uma doença que vae desde a simples irritação nervosa circunscripta á ponta de um dedo, por exemplo, e vae até á caimbra e á paralysia parcial acompanhada de symptomas geraes de ordem neurasthenica, reveladores de um transtorno mais profundo.

Estas alterações podem ser passageiros ou tornam-se chronicas, estaveis. Dumas e doutras tem vindo á nossa observação, com as variantes que derivam das circumstancias [sic] especiaes e particularmente da resistencia dos pacientes.

Não se póde ser medianamente forte no jogo de qualquer instrumento sem correr o risco de ter uma parte ao menos destes incommodos.

Os violinistas escapam muito pouco á dor nas extremidades dos dedos da mão esquerda, excepto o pollegar, devida aos prolongados exercicios em oitavas, assim como á caimbra de differentes grupos musculares dos membros superiores, resultantes do excesso de fadiga. Acontece que esta contracção espasmodica e dolorosa se repete com maior frequencia pela continuação do mesmo estudo.

Aparece a principio de um modo fugaz, fixando-se a pouco e pouco, similhantemente a caimbra dos escripturarios sujeita a melhoras e recaidas, até chega à inutilisação completa do braço. Desde que o mal se torna durador aflecta a saude geral e sobrevem o enfraquecimento, o exgotamento [sic] nervoso, a emaciação.

Perturbações da mesma ordem se observam não raro nos pianistas, sendo mesmo nestes mais notadas, pela maior vulgaridade em que caiu o instrumento.

Seja dito em abono da verdade que a producção e agravamento desta enfermidade transitoria provem nas exigencias excessivas a que os alumnos se submettem; porque é exactamente nas pessoas novas que estes casos teem mais logar e tanto mais facilmente quanto ás vezes este trabalho forçado se encontra em manifesta desproporção com a edade, a fraqueza physica do estudante, quasi sempre do sexo feminino, condemnada a longas horas de fatigante exercicio, tanto mais dilatado quanto se trata de vencer uma inaptidão ou falta de vocação, com que aliás não se deveria teimar.

É interessante o estudo destas particularidades, porquanto ellas podem ser o ponto de partida de mais graves consequencias, que se podem evitar com prudencia e saber. É recomendavel aos professores o assunto, por isso que este mal depende em grande parte dos methodos viciosos e de um mechanismo irregular, em virtude do qual são obrigadas as jovens pianistas a horas sem conta de exercicio, em atitudes defeituosas.

A falta de graduação dos estudos não é menos importante, por obrigar individuos, mais ou menos fracos, a abordarem musicas dificeis sem a necessaria preparação.

Vae longe infelizmente, para os executantes da moderna geração a tyrannia de Kalkbrenner; em compensação porem, teem augmentado cada vez mais as difficuldades inherentes ao estudo de composições musicaes que demandam dos pequenos artistas uma energia e uma resistencia superior ás forças de que normalmente podem dispor. Vae neste crescendo de espinhosidade um trabalho de selecção, uma especie de apuramento dos colossos de resistencia, capazes de arrostar com os mais pesados encargos.

Ha musicas para piano, entre as quaes se citam a fantasia do D. João, de Liszt, e o estudo em dó maior de Rubinstein, que exigem esforços de um verdadeiro athletismo, para dar o efeito desejado.

Em presença de composições tão escabrosas como estas e de algumas de Schumann, de Strauss, de Alkan, de Sgambatti, pode-se legitimamente affirmar que o rigor, a dextreza [sic], a infatigabilidade de que carece o moderno pianista excede a media physiologica do trabalho manual, mesmo para homens.

A arte musical chegada a este extremo fica, na opinião do abalisado especialista de Berlim, sr. Zabludowski, á mesma altura dos esportes, como o automobilismo e o cyclismo, cujo martyrologico é já numeroso.

* * *

A reacção contra este estado de cousas acha-se estabelecida desde poucos annos, pelo aperfeiçoamento dos methodos de ensino, pelas indispensaveis modificações da pianistica e finalmente pela transformação inflingida aos instrumentos, principalmente ao piano, fabricando-se este já á proporção dos organismos debeis, que são arrastados pelo novo fanatismo imposto pela Arte de Mozart.

Sob o impulso desta generosa idea teem-se apresentado nas ultimas exposições pianos apropriados para o estudo, alem de aparelhos, com o fim de os tornar mais doceis ao dedilhado, com quem diz, proprios para delicadezas feminis.

Em conclusão podemos affirmar que existe e bastante espalhado o sobrestimulo musical, que occasiona a fadiga e a debilidade, mas nada mais possivel do que fazer uso de modernos processos e de instrumental apropriado para evitar estas causas de anomalias e de deperecimento, a que sobretudo os bons mestres devem oppôr.

O afastamento das causas morbidas que predispõem para a deficiencia de forças e o tratamento logo de começo destas affecções profissionaes evitam com certeza os maus resultados de que nos occupamos. A gymnastica chamada de camara (sueca) e a maçagem [sic], a acção benefica dos climas maritimos e de moderada altitude, o repouso estival ao ar oxigenado dos campos, são outros tantos remedios de valor para vencer os desfallecimentos que traz o abuso da musica, quando mais não seja, pela sua prolongada esthesia.

J. BETTENCOURT FERREIRA.


Referência bibliográfica

J. Bettencourt Ferreira - "Chronica scientifica / A expansão da musica instrumental – Sua importancia no ponto de vista das alterações da saude – o que podem custar os prodigios musicaes – A fadiga dos musicos – Caimbra profissional dos rabequistas e pianistas – Causas e effeitos de um excessivo trabalho mal conduzido – O «pianismo» e o automobilismo – Meios de evitar e remediar a fadiga resultante dos estudos musicaes." in Diário de Notícias de 9 de Maio de 1905, nº. 14167, p. 1 (c. 6-7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2101.



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