Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2107)

Noções de hygiene infantil

O recemnascido dorme quasi constantemente. Nas primeiras epocas da vida, a creança só acorda quando tem necessidade de alimento; logo que está saciada adormece novamente. A partir da terceira semana, a necessidade de dormir vae diminuindo pouco a pouco. Succede, algumas vezes, a creança dormir mais de dia que de noite. É o frio a causa d’esta anomalia e para que ella adormeça basta collocar no berço algumas botijas com agua quente. Não deve perturbar-se o somno da creança. Ha casos, porem, em que elle se prolonga, com prejuizo da alimentação: é necessario então accordal-a, mas não bruscamente, a fim de não perturbar o seu systema nervoso, em extremo impressionavel. O quarto da creança deve ser bem ventilado. As janellas conservar-se-hão abertas durante todo o tempo que ella ahi não permanecer. Não deve haver no quarto da creança, cheiro algum, nem bom, nem mau. As roupas manchadas pelas dejecções devem ser immediatamente levadas do quarto para fora. Quando o tempo está frio, a temperatura deve manter-se de 16 a 18 graus centigrados. A importancia hygienica do berço é incontestavel. O berço de ferro é preferivel ao de madeira, não só por não permittir a accumulação de miasmas, mas tambem pela facilidade com que se limpa. O uso dos colchões de lã ou de pennas teem o inconveniente de desenvolver calor demasiado. Devem ser preferidos os colchões de palha, crina ou feto. (…). É o decubito dorsal aquelle que a creança tende a occupar, quando está no berço. Se ella tem acabado de beber ou de comer, deve evitar-se esta posição: o mais leve incommodo do estomago pode provocar, durante o somno, vomitos, os quaes, penetrando nas vias aereas, deem logar a accidentes de extrema gravidade. (…). Os primeiros dentes apparecem, ordinariamente, do sexto ao oitavo mez. Ha casos, em que a erupção dentaria se manifesta muito mais cedo e outros em que ella é muito mais tardia. O apparecimento dos primeiros dentes dos dezoito mezes aos dois annos pode coincidir com um estado de saude satisfactorio; mas, em regra, é devido a um enfraquecimento geral ou a um estado morbido, hydroencephalia, entrite chronica e, especialmente, o rachitismo. O trabalho da dentição que passa, em muitos casos, despercebidos, é, por vezes, acompanhado de accidentes de maior ou menor importancia.

Medicos distinctos, como Rosen, Magitet e outros, negam a existencia de accidentes que estejam sob a dependencia exclusiva dos phenomenos da dentição. Não partilham d’este modo de ver a maior parte dos auctores que se teem occupado da pathologia infantil. É necessario, todavia, não exaggerar, attribuindo á influencia da dentição, todas as manifestações morbidas que coincidem com o apparecimento dos dentes. A caracteristica dos accidentes da dentição é o facto de se manifestarem na occasião do apparecimento de cada grupo dentario, cessando logo que os dentes saem.

Quando os dentes teem difficuldade em romper, as gengivas apresentam-se tumefactas, quentes e dolorosas. Karabé aconselha, n’estes casos, friccionar, durante alguns minutos, tres ou quatro vezes por dia, as gengivas com uma mistura de xarope de alteia, dez grammas com xarope de codeina, cinco gr. [sic] Tambem se emprega, com vantagem a solução de dez centigrammas de chloreto de cocaina em dez gr. de glycerina. A incisão das gengivas, preconisada por uns e condemnada por outros, raras vezes está indicada.

Segundo Rouvier, a incisão das gengivas só deve empregar-se: 1.º Como sangria local, quando ha tensão exaggerada; 2.º Nas convulsões dependentes da dentição.

Na epoca da dentição observam-se ainda outros phenomenos, como a diarrhea, as convulsões, etc., os quaes podem ter consequencias mais ou menos graves, conforme as causas que os determinam. O apparecimento dos dentes tem uma importancia decisiva para a determinação da epoca em que deve desmamar-se a creança. Como é geralmente sabido, o apparecimento do dentes faz-se por grupos. O desmame deve sempre effectuar-se n’um periodo de repouso, e nunca, durante a erupção d’um grupo dentario, attendendo á frequencia com que se manifestam, n’esta epoca, as affecções gastro-intestinaes. (….).

E. A.


Referência bibliográfica

E. A. - "Noções de hygiene infantil" in Diário de Notícias de 21 de Maio de 1905, nº. 14179, p. 5 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2107.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Educação Cientifica
Outros
Palavras Chave


Notícia