Texto da entrada (ID.2117)
O solsticio do verão
Foi hontem 21, o solsticio do verão, um dia abafado em que o nosso thermometro nos accusou á sombra 24 graus, um pouco mais do que na vespera segundo o boletim do observatorio.
Visto falarmos no solsticio do verão, digamos algumas rapidas palavras sobre elle:
No seu movimento apparente a roda da terra, o sol tem sempre uma latitude nulla, emquanto [sic] que a sua longitude e a sua ascensão recta, crescem duma maneira sensivelmente uniforme. A sua inclinação é boreal e sempre crescente durante a primavera, que começa em 20 de março, boreal e constantemente decrescente durante o verão. No fim da primavera e no começo do verão em 21 de junho, a declinação passa por um maximo, deixa de crescer para decrescer; este maximo produz-se muito lentamente, de modo que durante muitos dias, o sol parece ter a mesma declinação e elevar-se egualmente no horisonte; este instante do maximo é o solsticio do verão. O solsticio do inverno é em 22 de setembro.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O solsticio do verão"
in Diário de Notícias
de 22 de Junho de 1905, nº. 14211, p. 1 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2117.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Ciênias da Terra
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia