Educação physica
Gymnastica franceza e methode de Ling
A campanha iniciada em 1880 por Paschoal Grousset nas columnas do jornal «Le Temps» em defeza d’uma educação physica racional e cuidada da mocidade academica, foi o primeiro golpe vibrado no methodo francez de ensino da gymnastica, que já ha annos vinha sendo apontado como prejudicial aos organismos em via de formação.
Esse movimento, acolhido com enthusiasmo desde o seu inicio pelos mais eminentes homens de sciencia do paiz e robustecido em 1889 com a creação da Liga Girondina de Educação Physica, instalada em Bordéos, sob o patrocinio do dr. Filippe Tissié, acabou por encontrar adeptos nas regiões officiaes, apesar da attitude hostil dos professores do methodo, que lhe oppunham a mais tenaz resistencia na defeza dos seus interesses que viam ameaçados. Para estes, na sua grande maioria rudes sargentos reformados, antigos monitores da escola de Joinville, reaccionarios convictos, endurecidos no ensino do «Manual», a «boa» lição de gymnastica carecia do indispensavel material de barras, argolas e trapezios e debutava por exercicios livres escolhidos a capricho, não obedecendo a qualquer ordem, mas executados marcialmente com uniformidade, a energia e o rythmo dos movimentos da ordenança.
As forças eram deseguaes; a sciencia venceu a rotina e a lucta terminou em 1890 com o despacho do ministerio de instrução publica, que inseria os programmas de gymnastica que se deveriam seguir de futuro nas escolas do territorio francez elaborados segundo os principios e a orientação do methodo sueco.
-----
Passaram já quinze annos sobre essa medida de tão grande alcance pedagogico e entre nós continua-se a não ligar a minima importancia á cultura physica do estudante, não obstante a prodigalidade com que entoamos hymnos de louvor a tudo quanto se faz lá fora.
Todos os cuidados, todas as attenções e os mais perseverantes esforços da parte dos governos em questões de educação e ensino dirigem-se e fixam-se na cultura intelectual, emquanto que o correspondente desenvolvimento physico compensador necessario e indispensavel do trabalho do cerebro lhes não merece o mais insignificante interesse.
A este alheiamento se deve em parte a menos rigorosa concepção que se forma da gymnastica e o pouco valor que se lhe atribue na sciencia da educação, associando-se-lhe, em geral, a idéa de uns exercicios mais ou menos extravagantes e espectaculosos, que lembram logo circos de cavalinhos ou companhias de saltimbancos.
E, comtudo [sic], que grande differença ha entre a gymnastica e o acrobatismo!
Áquella cabe uma ardua tarefa no desempenho de uma missão altamente importante; esta constitue apenas para os exploradores da profissão um mister mais ou menos lucrativo.
A gymnastica, quando intelligentemente dirigida, contribue para robustecer e fortificar o organismo; por uma methodica e progressiva applicação de exercicios cuidadosamente escolhidos e de effeitos scinetificamente determinados, torna o individuo apto para a lucta da vida, pela acquisição do vigor e resistencia indispensaveis.
Ao acrobatismo só devemos o reconhecimento de nos distrahir o espirito por horas; é esse que tem o logar de honra nos colyseus ou praças publicas, n’uma exhibição mais ou menos apparatosa de exercicios de força, saltos mortaes e prodigios de equilibrio.
Para essa falsa noção contribuiu poderosamente o favor de que gosou entre a gymnastica franceza de tendencias acrobaticas muito accentuadas.
A escola franceza, que outra não é mais do que a allemã devida a John, com ligeiras modificações do coronel hespanhol Amoros, nasceu sem fim educativo e creou-se sem orientação scientifica.
Concentra-se nos apparelhos toda a attenção e d’estes procura tirar o maximo effeito, sem se preoccupar com os prejuizos organicos e deformações corporaes que possam, porventura, produzir; visa, acima de tudo, ao desenvolvimento dos musculos, dos braços e da parte anterior e superior do tronco, que se traduza em «biceps» volumosos e «peitoraes» salientes; congestiva em extremo e muito violenta, porque cinge esforços intensos, não constitue um methodo racional de cultura physica.
O methodo sueco, mais conhecido por methodo de Ling, nome do fundador, baseia-se no estudo da anatomia e physiologia e como tal póde ser applicado indistinctamente a todos os individuos, qualquer que seja a sua constituição; caracteriza-o a simplicidade dos exercicios e a ausencia de apparelhos de que não resulte proveito apreciavel, porque despreza tudo quanto seja artificio ou não tenda para o «desenvolvimento normal e symetrico do organismo», objectivo primario de todo o systema racional de gymnastica.
Os apparelhos suecos são construidos por forma a auxiliarem e promoverem a execução mais correcta dos movimentos que o methodo aconselha, e destes não ha um só ao qual não tenha sido rigorosamente determinada a utilidade, o fim a que se propõe e o beneficio que produz.
Apoiado solidamente em dados positivos, baseado sobre a mais fiel analyse e coordenação dos movimentos e aproveitando a todos, o methodo de Ling com a consagração universal de methodo pedagogico, não podia deixar de obter uma victoria decisiva sobre a gymnastica franceza; pelo rigor scientifico que presidiu á sua elaboração, acabariam forçosamente por se lhe abrirem de par em par as portas das escolas, porque como complemento indispensavel da cultura intellectual e moral satisfaz amplamente as aspirações do educador.
-----
Com a implantação official d’uma tal gymnastica nas nossas escolas e preparação de pessoal devidamente habilitado para poder applicá-la com resultados seguros, muito terá a lucrar a causa da educação physica; e o tão citado aphorismo «Mens sana in corpore Sano» deixará de ser uma pretensão ideal para obter uma realisação pratica.
TAVARES PORTUGAL