Texto da entrada (ID.2127)
Dr. John Bulter Burke
A geração espontanea
O doutor John Bulter Burke, cujo retrato publicamos, é o auctor da descoberta que tem causado grande sensação no mundo scientifico: a da geração espontanea. O dr. Burke trabalha no celebre laboratorio Cove dick, em Cambridge. Foi ahi que descobriu o nascimento de rezes sem procreação previa.
Este fomento de transformação da materia inerte em cellulas vivas, constitue o problema mais interessante da sciencia biologica. O agente que M. Burk [sic] faz intervir para a producção espontanea de seres vivos, é o «radium».
A sua experiencia consiste em collocar uma parcella de radium numa solução de gelatina rigorosamente esterilisada. O exame microscopio [sic] a que se procede, decorridos dois dias, revela a existencia de culturas formadas de pontos enegros que augmentam lentamente de volume e se subdividem em novos elementos, quando a espessura attinge sessenta milionesimas partes duma polegada.
Por muito diminuto que possa parecer, á primeira vista tal resultado, é, sem duvida, o ponto de partida de novas controversias entre os sabios de todos os paizes.
Estes microbios de novo genero, receberam do seu inventor, M. Burke, o nome de «radiobios;» «É possivel, diz elle, que seja esta a fórma primitva da vida e que a nova experiencia nos deixe entrever a origem dos seres.
[NOTA - A notícia contém um desenho do retrato da personalidade em apreço]
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Dr. John Bulter Burke"
in Diário de Notícias
de 3 de Julho de 1905, nº. 14222, p. 1 (c. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2127.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia