Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2142)

O almirante Chester – Visita ao observatorio meteorologico

O almirante Chester, acompanhado pelo sr. ministro da America, visitou hontem o Observatorio Meteorologico e Magnetico do infante D. Luiz, na Escola Polytechnica.

Achando-se ausente o director cumprimentou o ilustre visitante em nome do general sr. conselheiro Pina Vidal, o observador engenheiro civil Francisco Ferrugento Gonçalves, que lhe apresentou nessa occasião os seus collegas tenentes José d’Oliveira, Avelino Monteiro, Brederode Smith e Brito Campelo.

O almirante Chester observou detidamente as cartas de ventos e correntes organisadas pelo fallecido almirante Brito Campelo e os tallados no Jardim Botanico e bem assim o equipamento destinado ás observações nas altas regiões da atmosphera constituida por papagaios do systema Margrave e dr. Quernain e os respectivos apparelhos registadores que o conselheiro Pina Vidal adquiriu ultimamente na Allemanha por intermedio do professor Hergrell, presidente da associação internacional da aerostação scientifica.

Interessou-se muito pelos resultados da ultima ascensão em que se empregaram 5 papagaios elevando se o apparelho a 2:200 metros e registando um abaixamento de temperatura de 24º.

Despedindo-se, prometteu visitar o observatorio na sua proxima passagem por Lisboa em Novembro e fez os maiores elogios ao pessoal superior do observatorio.

Ao retirar-se assignou o seu nome no livro dos visitantes no gabinete do observatorio, assim como o sr. Page de Brian, ministro da America.

- O sr. Conselheiro Eduardo Villaça por ter de ir hoje a Cintra apresentar a el-rei o contra-almirante americano Chester, transferiu para segunda feira a praxe, se devia realisar hoje.

- O sr. Frederico Oom, illustre sub-director do Observatorio da Tapada, escreve-nos desfazendo alguns erros de informação que sairam nas noticias publicadas relativamente á visita do almirante Chester áquelle observatorio.

Não é meteorologico, mas sim unica e exclusivamente astronomico aquelle observatorio, que officialmente se chama Real Observatorio Astronomico de Lisboa.

O almirante sr. Chester não é director do Observatorio Meteorologico dos Estados Unidos, mas sim do United States Naval Observatory de Washington, unico observatorio official daquella republica.

Finalmente o distincto sabio sr. Francisco Affonso Chaves não é astronomo: é meteorologista de fama e naturalista muito apreciado.

(…).


Referência bibliográfica

[n.d.] - "O almirante Chester – Visita ao observatorio meteorologico" in Diário de Notícias de 11 de Agosto de 1905, nº. 14261, p. 1 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2142.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciências da Natureza

Outros
Palavras Chave


Notícia