Texto da entrada (ID.2156)
O novo vapor «D. Luiz»
Amarrou ante-hontem, em frente da estação dos caminhos de ferro do Sul e Sueste, o novo vapor adquirido ultimamente em Inglaterra pela direcção dos mesmos caminhos de ferro.
O vapor, que é elegante e com bastantes commodidades para passageiros, tendo «spardeck», é todo illuminado a luz electrica; é um pouco mais cur[t]o que os actuaes vapores dos caminhos de ferro, mas em compensação um pouco mais largo: é de helices e tem dois escaleres, um a bambordo [sic] e outro a estibordo, ourinoes e retretes, tanto á prôa como á ré.
O vapor denomina-se «D. Luiz», nome de sua alteza o principe real.
O vapor saiu de Liverpool, conduzido pelo capitão Nelson, em 22 de agosto ultimo, mas, devido ao mau tempo, teve de arribar a Milford, onde se conservou sete dias, seguindo depois d’este periodo a sua viagem, chegando a Cascaes na tarde de 2 do corrente e a Lisboa no dia seguinte ás 8 horas da manhã.
O vapor que se destina ao serviço de passageiros entre Lisboa e Barreiro, deve em breve entrar neste serviço.
Hontem foram a bordo os srs. engenheiros d’Orey, Figueiredo e Silva, sub-director dos caminhos de ferro, Justino Teixeira e Fernando de Sousa, membros do conselho d’administração.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O novo vapor «D. Luiz»"
in Diário de Notícias
de 5 de Setembro de 1905, nº. 14286, p. 3 (c. 8). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2156.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Sistema de Transporte
Palavras Chave
Notícia