Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2157)

Os mammouths do Oceano

As grandes quatro companhias de navegação para a America, a White Star e Cunard, inglezas, e a Hambourg American e North Deutch, allemãs, andam empenhadas ha alguns annos numa strenua lucta de construção de grandes e velozes navios.

Como por assim dizer ellas estabeleceram o famoso «record» da conquista do Oceano pela velocidade. Ora um anno, ora outro, esse «record» bate-se valorosamente e anda a sua posse em bollandas da Allemanha para Inglaterra e vice-versa. Este anno ainda será lançado ao mar um enorme paquete pela Hamburgo-Americana, já baptisado com o nome de «Amerika».

Vae ser um grandioso navio que os allemães alcunharam já se «o vapor dos millionarios». Neste barco os passageiros tomarão passagem e quarto apenas sendo o serviço de mesa «à la carte» pago extra.

Será tudo quanto se possa imaginar de mais luxuoso e confortável. O seu andamento está calculado em 17 nós.

Presentemente o «record» está em 23,6 nós e foi alcançado pelo «Kaiser Wilhelm der Grosse».

Mas a Cunárd Line tem já assente nos estaleiros as quilhas de dois espantosos navios, sem nome ainda, do mesmo typo. Terão elles o deslocamento de 43:000 toneladas!

As machinas são da força de 75:000 cavallos e serão movidas por turbinas que lhe permittirão uma velocidade não inferior a 26 nós! O seu cumprimento medirá menos 50 metros que a torre Eiffel.

São destinados só a passageiros e deverão comportar muitos centenares. Só o salão de jantar da 1.ª classe terá logar para 500 pessoas, pois tem 125 pés de comprimento. Terão 4 pavimentos até ao convés e d’este para cima mais tres, cujo accesso é feito por elevadores eléctricos.

Estes dois monstros, que parecem mais uma phantasia julioverniana do que a realisação dos planos dos mais habeis engenheiros navaes inglezes, não poderão entrar no porto de Nova York, a cuja viagem se destinam, sem que o governo americano, conforme prometteu á companhia, mande profundar e dragar o canal Ambroso. Espera-se que só poderão ser lançados ao mar em 1907.

Que figura faria o histórico «Great Eastern» se ainda existisse, entre estes dois verdadeiros mammouths do Oceano?


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Os mammouths do Oceano" in Diário de Notícias de 11 de Setembro de 1905, nº. 14292, p. 2 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2157.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Sistema de Transporte

Outros
Palavras Chave


Notícia