Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2164)

Corveta ‘Bartholomeu Dias’

Foi afundado no domingo, 8, em Loanda, este vaso de guerra, a respeito do qual temos os seguintes apontamentos:

Construida nos estaleiros de Greem & Cª. em Londres, foi comprada pelo governo portuguez para conduzir a Portugal a rainha D. Estephania, fazendo-se para isso as ornamentações na camara e obas insispensaveis, que importaram em 9:610$900 réis.

Este bello vaso de guerra era de systema mixto, tinha 208 pés de comprimento e 34 pés e 8 pollegadas de bocca e lotação de 1:227 toneladas.

A machina era de 400 cavallos e occupava um espaço egual a 204 tonelladas.

Montava 20 peças de calibre 32 e 1 rodizio de 68.

Custou, com as obras da camara real, em 327:701$920 réis.

Foi lançada ao mar em Londres a 2 de janeiro de 1858 e chegou ao Tejo a 26 de março.

Saiu de Lisboa para ir buscar a futura rainha D. Estephania a 19 de abril, voltando ao Tejo com a excelsa princeza a 17 do maio seguinte.

Tomando o infante D. Luiz, depois rei de Portugal o commando da «Bartholomeu Dias» partiu a corveta para uma viagem aos Açores e Madeira e no anno seguinte foi o infante tambem a seu bordo visitar os arsenaes da Gran-Bretanha.

Voltando a Lisboa saiu novamente para Inglaterra conduzindo a infanta D. Maria Anna e seu esposo o principe Jorge da Saxonia e foi depois ao imperio de Marrocos, conduzindo além do infante, seu pae el rei D. Fernando.

Sob o commando do mesmo infante foi a corveta «Bartholomeu Dias» em 1860 fazer uma viagem ás possessões africanas.

Em seguida foi buscar o príncipe Leopoldo de Hohenzollern, noivo da infanta D. Antonia conduzindo-os depois ao porto do Antuerpia saindo de Lisboa a 18 de setembro de 1860.

A 15 de Setembro de 1862 parte para Genova a fim de receber a seu bordo a princeza real de Italia, sr.ª d. Maria Pia de Saboya, esposa do fallecido monarcha sr. D. Luiz, regressando a 5 de Outubro a Lisboa.

«O Archivo Pittoresco» tomo V pag. 257 publicou uma vista da entrada da “Bartholomeu Dias”, na occasião em que, juntamente com as esquadrilhas portugueza e italiana ancoravam defronte de Bellem. É desenho e gravura de Pedroso.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Corveta ‘Bartholomeu Dias’" in Diário de Notícias de 11 de Outubro de 1905, nº. 14322, p. 3 (c. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2164.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Sistema de Transporte

Outros
Palavras Chave


Notícia