Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2165)

Os tijolos silico-calcareos

Quem viaja no estrangeiro tem occasião de observar o pasmoso desenvolvimento que tem lá por fora a applicação d’este magnifico producto da industria moderna, o qual pela sua regularidade uniformidade de tom em cada producto, rijeza e resistencia aos agrestes atmosphericos e á acção da agua doce ou salgada se avantaja muito á quasi totalidade dos tijolos de barro ordinario.

Não obstante, é para lamentar, que o espirito rotineiro dos nossos constructores tenha feito, que o emprego d’estes productos ainda seja em Portugal, relativamente, bastante restricto.

No Porto e em geral no norte do paiz, onde as construcções se fazem de perpeanho, dispensando-se os tijolos até para os sobrearcos, que se não fazem, não admira que o emprego d’este tijolo seja restricto; no emtanto [sic] já se vê empregado em varias construcções perto de Mattosinhos; em Lisboa, porém, não se dá o mesmo caso, porque, principalmente as paredes interiores dos predios cuja edificação é dirigida por constructores intelligentes, são quasi todos feitos com tijolo.

Os tijolos silico-calcareos não teem só a applicação dos tijolos de barro vermelhos, que, empregados em frontarias, dão a estas um aspecto pesado e triste; prestam-se á construcção de todas as paredes e á substituição das cantarias, dando janellas elegantes, como se observa na frontaria da cozinha económica em construcção na rua de S. Bento, ás Côrtes, em via de conclusão.

Como frontaria completa de edifício ligeiro apresenta um bom exemplo a nova estação dos vapores no Caes do Sodré.

Para assentamento de machinas está-se empregando nas novas officinas da fabrica de material de guerra em Braço de Prata e o distincto official d’artilharia, Barreto, inventor da pólvora sem fumo, empregou-o n’uma grande officina da sua fabrica em Chellas destinada ao fabrico de cartuchame.

Na estrada do Seixal para Azeitão, vêem-se varias edificações com este material.

O conhecido lavrador Palha Blanco tem-o empregado largamente nas suas construcções ruraes, e nos caminhos de ferro de sul e sueste, não só tem sido empregado em construcções acima do solo, como em poços, nos quaes tem dado muito bem resultado, porque o tijolo silico-calcareo é magnifico para construcções hydraulicas, pois que augmenta de rijeza, quando mergulhado em agua doce ou salgada.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Os tijolos silico-calcareos" in Diário de Notícias de 11 de Outubro de 1905, nº. 14322, p. 3 (c. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2165.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria

Outros
Palavras Chave


Notícia