Texto da entrada (ID.2166)
Automoveis systema Dion Bouton
A Sociedade Portuguesa de Automoveis, que tem a sua «garage» estabelecida na rua do Jardim do Regedor n.os 4 e 6 e que sem contestação é uma das mais vastas e bem montadas da nossa capital onde se encontram magnificos «specimens» do seu genero de comercio, recebeu hontem vindos a bordo do vapor «Valon» pertencente á Companhia de Navegação Chargeur Reunis, nove magnificos automoveis, siystema «Dion Boulon», que são um verdadeiro primor do genero, por elegancia da sua construcção, bom acabamento, solidez e conforto.
Por convite da direcção da referida sociedade de automoveis, assistimos, com os representantes da imprensa, ao desencaixotamento na alfandega, desses bellos vehiculos de passeio, hoje muito apreciados pela sua grande velocidade e commodo, que sem duvida se destinam em poucos annos a substituir os actuaes vehiculos movidos por tracção animal.
Desencaixotados os nossos automoveis cheios de gazolina os respectivos tanques e de ar os pneumaticos, foram todos collocados em linha no vasto recinto do «hangar» d’alfandega que tem saida para a Praça do Comercio, afim de poderem ser photografados e admirados pelas innumeras pessoas que presenciaram taes operações, notando-se entre aquelles alguns dos nossos mais conhecidos «sportmans».
Foi um bello passeio proporcionado aos convivas, que correu sem o menor incidente.
O caso de serem nove os automoveis, que seguiam em linha, causou certa extranhesa [sic] ás innumeras pessoas que ás 5 horas da tarde transitavam pelas ruas do percurso.
Além da elegancia e conforto d’aquelles bellos vehiculos notamos ser muito pouca a sua trepidação e a ausencia completa do mau cheiro de gazolina.
Os bellos automoveis a que nos temos referido são «populaires» da força do seis cavallos, um «laudolet» de luxo, da força de 10 cavallos e tres «doubles phaeton» de 10, 12 e 15 cavallos de vapor.
(…)
Os «populaires» são automoveis proprios para grandes precursos e attingem a velocidade de 40 kilometros á hora.
Os «doubles phaeton» pódem tambem attingir a mesma velocidade comtudo [sic] parece-nos mais proprios para passeio em cidades e muito commodos.
São envidraçados o que livram os passageiros de apanharem pó.
Os novos automoveis recentemente adquiridos pela sociedade que explora este genero de negocio, apesar de estarem quasi vendidos, conservam-se ainda alguns dias em exposição na «garage» respectiva, onde podem ser vistos pelas pessoas que quizerem comprar automoveis d’aquelle systema.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Automoveis systema Dion Bouton"
in Diário de Notícias
de 17 de Outubro de 1905, nº. 14328, p. 3 (c. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2166.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Sistema de Transporte
Palavras Chave
Notícia