Noticias scientificas mundiaes
III
As medalhas da Sociedade Real
A Royal Society, a que nos temos referido, pela antiguidade, pela stricta observancia dos cordatos regulamentos, pela elevação dos emprehendimentos, pela riqueza, pela pujança das publicações e pelo numero e qualidade dos socios, é, se não o primeiro, um dos primeiros institutos scientificos do mundo. A ella se deve a iniciativa de realisar a grande ideia scientifica de uma Academia Universal, accessivel a todas as nações sem restricções de clima ou linguagem, e que já engloba mais de vinte academias e sociedades scientificas da Europa e America, e tambem a iniciativa da elaboração do Catalogo Internacional de Litteratura Scientifica.
Os seus ultimos estudos theoricos sobre a divisão das sciencias (para apurar se, em face dos novos methodos de estudo, é, ou não, sustentavel a velha separação das classes academicas de Sciencias Naturaes e Sciencias philosophico-historicas); a parte que tomou na creação do Laboratorio Nacional de Phisica, e bem assim o seu constante interesse pelas explorações polares, circumnavegações, geodesia, sismologia, doenças malarial e do somno, etc., etc., etc., tornam a Sociedade Real benemerita por excellencia da civilisação moderna. A Grã Bretanha e os seus monarchas comprehendem bem que é inseparavel a sua grandeza e prosperidade da prosperidade e grandeza d’esse Instituto.
Por isso dizia Eduardo VII, ha poucos annos agradecendo os cumprimentos da Sociedade Real: Espero, como vós, que o meu reinado seja abençoado por meio da Illustração progressiva do meu povo, e desenvolvimento das suas faculdades para praticar o bem. As conquistas intellectuaes e as energias que a Sociedade Real representa, constituem o patrimonio mais precioso da nação para a realisação de tão elevados fins. Socio desde 1893, disse no final de uma das sessões em que foi introduzido pelo então primeiro ministro Marquez de Salisbury: Asseguro-vos que tenho a mais cordeal sympatia pelos vossos estudos e trabalhos que, hoje mais do que nunca, são tão importantes e essenciaes na vida nacional.
A Sociedade Real, como estimulo scientifico, costuma conferir annualmente a sabios nacionaes ou estrangeiros todas ou algumas das seguintes medalhas: Copley, duas Reaes, Rumford, Davy, Darwin, Buchanan, Silvester Galton e Hughes.
Vejamos o destino que tiveram n’estes ultimos nove annos. É noticia que interessa decerto, vivamente, todos os amigos da sciencia e do progresso humano.
A medalha Copley
Foi conferida em 1896 a Carlos Gegenbauer, professor de anatomia em Heidelberg pela sua proeminencia na anatomia comparada e morphologia animal. A sua obra Grundzuge der vergleichen Anatomie, publicada primeiro em 1859, foi remodelada em 1870; e sob o titulo de Grundriss (traduzida em francez e inglez) publicou ainda, aos 71 annos, uma edição que condensa os trabalhos procedentes. Foi, por muitos annos, professor em Iena, onde ligou amizade intima com Ernesto Haekel.
No anno seguinte coube a Kolliker, que durante 60 annos publicou trabalhos de alto valor sobre a histologia, embriologia e anatomia comparada.
Entre os seus trabalhos destacam-se as Memorias dos Vertebrados, as cellulas nervosas, o desenvolvimento dos Cephalopodes e Amphibios e sobre o desenvolvimento do craneo e da columna vertebral (são fundamentaes). A maior parte dos seus escriptos foram publicados na Zeitschrift fur Wissenchafliche zoologie, que fundou com Siebold em 1848. Aos 80 annos ainda regia cadeira e investigava com inexcedivel zelo e vigor.
Coube depois a Guilherme Huggins pelas suas grandes descobertas na applicação da analyse spectral dos corpos celestes. Foram os seus trabalhos que revelaram a existencia das estrellas duplas e que a theoria mathematica de Saturno poude ser ocularmente confirmada. A apparição do cometa de Winncke, em 1868, deu-lhe ensejo de estudar, pela primeira vez o spectro de um d’esses corpos, descobrindo ser o carbono seu elemento constitutivo.
Em 1876 descobre a notavel serie de linhas de hydrogenio que caracterisam o spectro das estrellas chamadas brancas, como Sirio e Veja. Em 1881 photographa o spectro do cometa de Tebutt; em 82 e 88 o da nebulosa do Orion; em 89 o de Uranus. A lista completa dos escriptos de Huggins até 1894 encontra-se na traducção de Frost da Astronomia Spectroscopica de Sheiner, publicada em 1894 por Ginn e companhia.
Seguiu-se lord Raleigh pelos seus serviços á physica, nos dominios da acustica, optica, electricidade e magnetismo.
Depois Marcellino Berthelot, senador, antigo ministro dos estrangeiros e membro do Instituto de França pelos seus serviços eminentes á chimica durante mais de 50 annos, com mais de mil trabalhos diversos: synthese chimica, investigações sobre o ether, os hydrocarbonatos e os assucares, theorias da explosão, solução, dissociação e distilação, thermochimica, affenidades e equilíbrios chimicos, mechanismo das reacções, etc. Seguindo o exemplo do seu patrício Lavoisier, tem procurado Berthelot fazer aproveitar a industria e a agricultura com as suas descobertas. Muitas das suas memorias sobre a agricultura chimica podem consultar-se nos Annales de Chimie e de Physique.
Appareceu depois distinguido com amais alta remuneração que possue a Sociedade Real o professor americano Gibbs pelos seus trabalhos sobre physica-mathematica.
Lord Lister deveu a medalha ás suas investigações physiologicas e pathologicas, que tanto influenciaram as praticas modernas da cirurgia.
O professor Eduardo Suess obteve-a pelos serviços prestados á geologia, especialmente pelos estudos e conclusões que se encerram na sua grande obra: Das Antliz der Erde. Professor de geologia durante 40 annos na Universidade de Vienna, escreveu muito sobre statigraphia e publicou obras de muito mérito sobre paleontologia. O seu livro Die Entstehung der Alpen (1875) traça a historia geologica da Europa Central e applica os resultados do seu inquerito aos problemas da formação das montanhas e contornos de superfície em geral. As formas dos continentes e ilhas, a distribuição e direcção das montanhas, o perfil, contorno e historia dos grandes oceanos – tudo isso trata com mão de mestre na dita obra – Das Antzliche Erde (2º vol., 1889) – que representa a culminação da geologia no seculo XIX.
A medalha Copley foi dada ultimamente a sir Guilherme Crooks por causa das suas experiencias physicas e chimicas durante mais de 50 annos.
Medalhas Reaes
As medalhas reaes (primeira e segunda) foram conferidas successivamente: a Geike (o geologo inglez mais distincto, que tanto contribuiu para a historia dos vulcões das ilhas britannicas) e ao professor Boys (que desenvolveu a idéa do micro-radiometro, e o estudo por methodo photographico da moção dos projecteis) pela sua invenção relativa ás fibras do quatzo; a Russel Forsyth (progresso das mathematicas puras) e general Ricardo Starchey (investigações na geographia botanica, geologia e meteorologia, fundador da meteorologia scientifica da India); Kerr (relações opticas da electricidade e do magnetismo) e Gardiner (historia vegetal); Fitzgerald, radiação e theoria electrica, effeitos electromagneticos do movimento da terra, etc.. e Carmailchael McIntosh (zoologia); major Mac Mahon (mathematica) e professor Alfredo Newton (ornithologia e distribuição zoo-geographica); Ayrton (sciencias electricas) e Blanford (pela sua obra concernente á Distribuição geographica dos animaes; foi o editor da fauna da India em 8 vols.): Lamb (physica mathematica; o seu tratado Hydrodynamica publicado em 1895, 604 pag., é obra capital no assumpto por consenso universal), e Alberto Schafer (pelos seus trabalhos sobre as funcções e structuras minimas do systema nervoso central, neurologia, funcções da glandula supra renal, etc.); Gill (parallaxe solar e estellar, e energica direcção do observatorio do Cabo da Boa Esperança; desempenhou grande papel na iniciativa da Carta Astrographica Internacional), e Brown (chimica dos carbohidratos e assimilação do acido carbonico pelas plantas verdes); finalmente, Burnside (mathematica) e David Bruce (causa de grande numero de doenças e homens e animaes; descoberta em 1887 do micococcus Helitenses, differenciação da febre do mediterraneo, febre de Malta, da febre typhoide e malarial com que até então se confundia; immunisação do cholera; trabalhos sobre os lencocytos do sangue, doenças Nagana, do somno produzidas pela mosca Tsetse, etc.)
Alfredo Ansur.
Outros