Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2176)

Noticias scientificas mundiaes

III

As medalhas da Sociedade Real

A Royal Society, a que nos temos referido, pela antiguidade, pela stricta observancia dos cordatos regulamentos, pela elevação dos emprehendimentos, pela riqueza, pela pujança das publicações e pelo numero e qualidade dos socios, é, se não o primeiro, um dos primeiros institutos scientificos do mundo. A ella se deve a iniciativa de realisar a grande ideia scientifica de uma Academia Universal, accessivel a todas as nações sem restricções de clima ou linguagem, e que já engloba mais de vinte academias e sociedades scientificas da Europa e America, e tambem a iniciativa da elaboração do Catalogo Internacional de Litteratura Scientifica.

Os seus ultimos estudos theoricos sobre a divisão das sciencias (para apurar se, em face dos novos methodos de estudo, é, ou não, sustentavel a velha separação das classes academicas de Sciencias Naturaes e Sciencias philosophico-historicas); a parte que tomou na creação do Laboratorio Nacional de Phisica, e bem assim o seu constante interesse pelas explorações polares, circumnavegações, geodesia, sismologia, doenças malarial e do somno, etc., etc., etc., tornam a Sociedade Real benemerita por excellencia da civilisação moderna. A Grã Bretanha e os seus monarchas comprehendem bem que é inseparavel a sua grandeza e prosperidade da prosperidade e grandeza d’esse Instituto.

Por isso dizia Eduardo VII, ha poucos annos agradecendo os cumprimentos da Sociedade Real: Espero, como vós, que o meu reinado seja abençoado por meio da Illustração progressiva do meu povo, e desenvolvimento das suas faculdades para praticar o bem. As conquistas intellectuaes e as energias que a Sociedade Real representa, constituem o patrimonio mais precioso da nação para a realisação de tão elevados fins. Socio desde 1893, disse no final de uma das sessões em que foi introduzido pelo então primeiro ministro Marquez de Salisbury: Asseguro-vos que tenho a  mais cordeal sympatia pelos vossos estudos e trabalhos que, hoje mais do que nunca, são tão importantes e essenciaes na vida nacional.

A Sociedade Real, como estimulo scientifico, costuma conferir annualmente a sabios nacionaes ou estrangeiros todas ou algumas das seguintes medalhas: Copley, duas Reaes, Rumford, Davy, Darwin, Buchanan, Silvester Galton e Hughes.

Vejamos o destino que tiveram n’estes ultimos nove annos. É noticia que interessa decerto, vivamente, todos os amigos da sciencia e do progresso humano.

A medalha Copley

Foi conferida em 1896 a Carlos Gegenbauer, professor de anatomia em Heidelberg pela sua proeminencia na anatomia comparada e morphologia animal. A sua obra Grundzuge der vergleichen Anatomie, publicada primeiro em 1859, foi remodelada em 1870; e sob o titulo de Grundriss (traduzida em francez e inglez) publicou ainda, aos 71 annos, uma edição que condensa os trabalhos procedentes. Foi, por muitos annos, professor em Iena, onde ligou amizade intima com Ernesto Haekel.

No anno seguinte coube a Kolliker, que durante 60 annos publicou trabalhos de alto valor sobre a histologia, embriologia e anatomia comparada.

Entre os seus trabalhos destacam-se as Memorias dos Vertebrados, as cellulas nervosas, o desenvolvimento dos Cephalopodes e Amphibios e sobre o desenvolvimento do craneo e da columna vertebral (são fundamentaes). A maior parte dos seus escriptos foram publicados na Zeitschrift fur Wissenchafliche zoologie, que fundou com Siebold em 1848. Aos 80 annos ainda regia cadeira e investigava com inexcedivel zelo e vigor.

Coube depois a Guilherme Huggins pelas suas grandes descobertas na applicação da analyse spectral dos corpos celestes. Foram os seus trabalhos que revelaram a existencia das estrellas duplas e que a theoria mathematica de Saturno poude ser ocularmente confirmada. A apparição do cometa de Winncke, em 1868, deu-lhe ensejo de estudar, pela primeira vez o spectro de um d’esses corpos, descobrindo ser o carbono seu elemento constitutivo.

Em 1876 descobre a notavel serie de linhas de hydrogenio que caracterisam o spectro das estrellas chamadas brancas, como Sirio e Veja. Em 1881 photographa o spectro do cometa de Tebutt; em 82 e 88 o da nebulosa do Orion; em 89 o de Uranus. A lista completa dos escriptos de Huggins até 1894 encontra-se na traducção de Frost da Astronomia Spectroscopica de Sheiner, publicada em 1894 por Ginn e companhia.

Seguiu-se lord Raleigh pelos seus serviços á physica, nos dominios da acustica, optica, electricidade e magnetismo.

Depois Marcellino Berthelot, senador, antigo ministro dos estrangeiros e membro do Instituto de França pelos seus serviços eminentes á chimica durante mais de 50 annos, com mais de mil trabalhos diversos: synthese chimica, investigações sobre o ether, os hydrocarbonatos e os assucares, theorias da explosão, solução, dissociação e distilação, thermochimica, affenidades e equilíbrios chimicos, mechanismo das reacções, etc. Seguindo o exemplo do seu patrício Lavoisier, tem procurado Berthelot fazer aproveitar a industria e a agricultura com as suas descobertas. Muitas das suas memorias sobre a agricultura chimica podem consultar-se nos Annales de Chimie e de Physique.

Appareceu depois distinguido com amais alta remuneração que possue a Sociedade Real o professor americano Gibbs pelos seus trabalhos sobre physica-mathematica.

Lord Lister deveu a medalha ás suas investigações physiologicas e pathologicas, que tanto influenciaram as praticas modernas da cirurgia.

O professor Eduardo Suess obteve-a pelos serviços prestados á geologia, especialmente pelos estudos e conclusões que se encerram na sua grande obra: Das Antliz der Erde. Professor de geologia durante 40 annos na Universidade de Vienna, escreveu muito sobre statigraphia e publicou obras de muito mérito sobre paleontologia. O seu livro Die Entstehung der Alpen (1875) traça a historia geologica da Europa Central e applica os resultados do seu inquerito aos problemas da formação das montanhas e contornos de superfície em geral. As formas dos continentes e ilhas, a distribuição e direcção das montanhas, o perfil, contorno e historia dos grandes oceanos – tudo isso trata com mão de mestre na dita obra – Das Antzliche Erde (2º vol., 1889) – que representa a culminação da geologia no seculo XIX.

A medalha Copley foi dada ultimamente a sir Guilherme Crooks por causa das suas experiencias physicas e chimicas durante mais de 50 annos.

Medalhas Reaes

As medalhas reaes (primeira e segunda) foram conferidas successivamente: a Geike (o geologo inglez mais distincto, que tanto contribuiu para a historia dos vulcões das ilhas britannicas) e ao professor Boys (que desenvolveu a idéa do micro-radiometro, e o estudo por methodo photographico da moção dos projecteis) pela sua invenção relativa ás fibras do quatzo; a Russel Forsyth (progresso das mathematicas puras) e general Ricardo Starchey (investigações na geographia botanica, geologia e meteorologia, fundador da meteorologia scientifica da India); Kerr (relações opticas da electricidade e do magnetismo) e Gardiner (historia vegetal); Fitzgerald, radiação e theoria electrica, effeitos electromagneticos do movimento da terra, etc.. e Carmailchael McIntosh (zoologia); major Mac Mahon (mathematica) e professor Alfredo Newton (ornithologia e distribuição zoo-geographica); Ayrton (sciencias electricas) e Blanford (pela sua obra concernente á Distribuição geographica dos animaes; foi o editor da fauna da India em 8 vols.): Lamb (physica mathematica; o seu tratado Hydrodynamica publicado em 1895, 604 pag., é obra capital no assumpto por consenso universal), e Alberto Schafer (pelos seus trabalhos sobre as funcções e structuras minimas do systema nervoso central, neurologia, funcções da glandula supra renal, etc.); Gill (parallaxe solar e estellar, e energica direcção do observatorio do Cabo da Boa Esperança; desempenhou grande papel na iniciativa da Carta Astrographica Internacional), e Brown (chimica dos carbohidratos e assimilação do acido carbonico pelas plantas verdes); finalmente, Burnside (mathematica) e David Bruce (causa de grande numero de doenças e homens e animaes; descoberta em 1887 do micococcus Helitenses, differenciação da febre do mediterraneo, febre de Malta, da febre typhoide e malarial com que até então se confundia; immunisação do cholera; trabalhos sobre os lencocytos do sangue, doenças Nagana, do somno produzidas pela mosca Tsetse, etc.)

Alfredo Ansur.


Referência bibliográfica

Alfredo Ansur - "Noticias scientificas mundiaes" in Diário de Notícias de 7 de Dezembro de 1905, nº. 14379, p. 2 (c. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2176.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Outros

Associação/Sociedade
Personalidades
Palavras Chave


Notícia