Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2182)

UROL

Novo remedio notabilissimo, contra o:

Reumatismo, artritismo, gota, calculos, obesidade, nevralgias, dispepsias, sciatica, eczema, arteriosclerose.

O Urol é o mais poderoso dissolvente fisiologico de acido urico, dos uratos e dos oxalatos, obstando á formação dos calculos, das areias e da pedra.

Pelas analyses a que se procedeu, feitas sob a direcção do illustre medico dr. Bravo Henriques, tomando para comparação todos os preparados similares estrangeiros, chegamos á conclusão de que o nosso Urol elimina com muito mais facilidade o acido urico e sendo 42 vezes mais activo que a litinha é 18 vezes mais que a Piperazina.

A palavra artritismo vem da antiguidade, e não foi possivel ainda excluil-a ou substituil-a. Nos seus symptomas variados, nas suas muitas determinações, nas numerosas affecções que n’elle se enraizam, ha sempre a imperfeita oxidação dos materiaes que se destinam ao acto mais fundamental da vida, á nutrição, dando lugar á formação de acido urico e de uratos, o que perturba as funcções dos nossos mais nobres aparelhos. Quando este acido urico ou os uratos são produzidos em excesso, de modo a não chegarem para os eliminar as vias que fisiologicamente lhes estão abertas, vão aquelas materias morbificas accumular-se em differentes pontos do organismo, e ser causa occasional de manifestações de doenças mais ou menos graves e mais ou menos demoradas. O reumatismo e a gota sobretudo, quer tenham ou não uma raiz commum – em todo o caso, teem parentesco proximo – são duas das suas mais frequentes e mais graves manifestações. Sem duvida, porém, que o acido urico e os uratos em excesso se encontram em muitos outros estados patologicos sem ser as duas grandes especies morbidas acima citadas; verifica-se em todas as doenças, para usar ainda uma velha formula, de predominio da fibrinação ou desfribinação, como são todos os typos inflamatorios de doenças no primeiro caso, e as pirexias na sua totalidade no segundo caso, o que quer dizer que, para aquelles, augmenta a fibrina no sangue, e, nas grandes febres diminue pelo contrario logo este elemento constituitivo e funde eliminação, como agente de um grande numero de doenças ou suas consequencias, constitue um bello triumpho da latrochimica sobre as antigas doutrinas humoraes e solidistas. N’estas circumstancias [sic], encontrar um medicamento que anule os effeitos perniciosos d’esse excesso e d’esse desvio do acido urico e dos uratos do seu caminho natural da eliminação, seria realisar um bello sonho. É o que julgamos – e n’estes termos o offerecemos ao publico – ter encontrado, depois de assiduos estudos e experiencias, no medicamento agora apresentado como o melhor dissolvente do acido urico e seus derivados. Porque resolver assim a eliminação d’esses excessos, é facil de se promulgar, mas, como conseguil-o, se o acido urico e os uratos são insoluveis? Por isso, o achado de um poderoso dissolvente dos medicamentos mais em voga. Pois, seja-nos permittido afirmar que o nosso Urol tem uma decidida superioridade como vigoroso e eficaz dissolvente do acido úrico e seus derivados. Está, pois, francamente, indicado em todas as multiplas manifestações do artritismo, sendo de todo o ponto inofensivo, e, conseguintemente, sem qualquer outra indicação.

Conclusões:

Quereis purificar o sangue das impurezas que o inquinam e lhe alteram as proprias condições e até as dos canaes em que elle circula? Usae o UROL.

A celula hepatica esmorece no seu papel de orgão da tripode vital? – Usae o UROL.

O rim adoece de litiase por super produção de acido urico que lhe tira a sua melhor função de filtro poderoso? – Usae o UROL.

Sentis picadas no coração ou palpitações, tomae o UROL, porque elle rejuvenesce o coração e as arterias.

Dirijam-se todos os pedidos á Farmacia Formosinho, de Ferreira & Franco, Praça dos Restauradores, 18, Lisboa.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "UROL" in Diário de Notícias de 5 de Janeiro de 1915, nº. 17656, p. 5 (c. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2182.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Outros
Palavras Chave


Notícia