Texto da entrada (ID.2197)
ULTIMAS NOTICIAS
(…)
O periscopio
Agora, que tanto se fala do periscopio a proposito da guerra maritima, convém dar algumas referencias acerca deste instrumento optico, pois ha muitas pessoas, aliás cultas e possuidoras de vastos conhecimentos gerais, que ignoram como funciona este aparelho, ainda que saibam em que ele consiste.
Como é sabido, em consequencia da opacidade da agua dos mares, o submarino avança ás cegas tão depressa como submerge. Necessita, pois, para orientar-se, ou mais propriamente falando, para determinar exactamente a sua posição e a dos barcos aos quais pretende atacar ou dos que lhe convém fugir, utilizar o instrumento optico denominado periscopio.
Trata-se dum auxiliar tão importante que póde dizer-se que o submarino não teve valor pratico emquanto [sic] não contou com aquele aparelho. É geralmente sabido que não foi o submarino que sugeriu a idéia do periscopio, cujo invento é muitissimo anterior áquele e se funda no mesmo principio que todo o instrumento optico destinado a observar sem ser visto. O que é novo, é a adaptação deste instrumento á navegação submarina.
O primeiro aparelho deste genero foi ideado por Helvetins no seculo XVII. Na actualidade, o maior interesse que oferece deriva principalmente da sua aplicação aos submarinos.
Compõe-se o periscopio de um tubo vertical, munido em cada uma das suas extremidades dum prisma de reflexão toral. A parte inferior do aparelho termina na camara de observação do barco submarino. O tubo póde variar de longitude e alcançar, portanto, diversos graus de altura, e assim, ao emergir na agua a sua extremidade superior, as imagens exteriores são reflectidas dum prisma ao outro e percebidas pelo oficial observador. Com o fim de que este possa orientar o seu aparelho em todas as direcções e divisar um barco em um ponto qualquer do horisonte, a parte superior do tubo que contém o prisma é movel e a sua rotação determina-se por meio duma manivela, emquanto [sic] que a parte inferior á fixa.
Para proteger tão delicado instrumento contra a pressão da agua, durante a marcha do submarino, e os embates das ondas, o aparelho está coberto por uma armadura metalica, que tambem gira em todas as direcções.
No periscopio foram introduzidos diferentes aperfeiçoamentos, entre eles a adaptação dum sistema de lentes que reflectem a imagem e sem o qual esta se veria invertida, como nos aparelhos fotograficos. Por meio dum compasso e dum telemetro determina-se a distancia a que s encontra cada objecto.
Um oficial observador tem ao alcance da sua mão uma palanca para fazer funcionar o leme e dispõe dum telefone para transmitir ordens aos tropedistas.
Toda a parte movel do aparelho fica contida no interior do submarino quando não se utilisa o periscopio como ocorre no caso de navegar o submarino á superficie do mar.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "ULTIMAS NOTICIAS / (…) / O periscopio"
in Diário de Notícias
de 4 de Março de 1915, nº. 17713, p. 2 (c. 7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2197.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Comunicações
Outros
Palavras Chave
Notícia