Texto da entrada (ID.2198)
Principais macrosismos em Portugal
O ilustre engenheiro sr. F. L. Pereira de Sousa, que ha muito se dedica afincadamente ao estudo da sismologia e particularmente dos abalos sismicos no nosso pais, acaba de publicar uma nova brochura interessantissima ácerca dos principais macrosismos em Portugal nos anos de 1911 a 1913. É um extracto das «comunicações» do serviço geologico e nele registou o sr. Pereira e [sic] Sousa os principais fenomenos daquela natureza ocorridos durante os mencionados anos, segundo informações vindas á imprensa, completando o estudo para os mais importantes por meio de um questionario enviado ás autoridades de algumas localidades.
É, como dissémos, de grande interesse scientifico o novo trabalho do sr. Pereira e Sousa, cuja oferta muito agradecemos; e nele confessa o autor os serviços que ficou devendo ás informações dos jornais e especialmente ás do Diario de Noticias.
Registando com agradecimento esta referencia, devemos declinar nos nossos estimados correspondentes o merito de tal serviço, pois foram eles que, satisfazendo obsequiosamente a uma instancia nossa, transmitiram a este jornal numerosas observações referentes a abalos de terra, que, embora como nota o sr. Pereira e Sousa, sem grande rigor scientifico, fornecem, todavia, dados de valor, quando mais não seja, para se determinarem os locais onde devem montar-se sismografos e sismoscopios para um estudo mais rigoroso.
Por isso mesmo aproveitamos o ensejo para relembrar aos nossos estimados correspondentes o nosso pedido de informações imediatas e minuciosas a tal respeito.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Principais macrosismos em Portugal"
in Diário de Notícias
de 13 de Março de 1915, nº. 17722, p. 1 (c. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2198.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia