Texto da entrada (ID.2203)
Publicações recebidas
RAIOS VIOLETAS E ULTRA VIOLETAS, pelo dr. Bethencourt Ferreira – Poder-se-ia julgar que o facto do autor deste livro ser um dos brilhantes colaboradores do Diario de Noticias que os nossos leitores teem tido sobeja ocasião de apreciar nas suas «Cronicas scientificas», nos impedisse de ser sinceros ao falarmos da sua ultima obra «Raios Violetas e ultra violetas». Comtudo [sic], aqueles que teem lido atentamente a esplendida colaboração que tem prestado a este jornal, reconhecem, sem duvida, que o sr. dr. Bethencourt Ferreira é um estudioso e mesmo um dos homens de sciencia de maior autoridade que hoje possuimos. Modesto, ele dá aos seus trabalhos uma aparencia de simplicidade que, tornando-os mais acessiveis, os torna mais compreensiveis e mais lucidos. Os comentarios e observações que ha muito vem fazendo no Diario de Noticias á marcha evolutiva e rapida da sciencia, são excelentes ensinamentos e serviram para demonstrar as qualidades excepcionais e os profundos conhecimentos de quem os firmava.
«Raios violetas e ultra violetas» fazem parte da «Biblioteca de educação nacional» que a tipografia do sr. Francisco Luiz Gonçalves edita. É, portanto, um livro [de] vulgarisação scientifica. Foi com este objectivo que o seu autor desenvolveu, magistralmente, um assunto de grande actualidade e que na pratica está dando os mais surpreendentes resultados, principalmente no estudo dos raios X e suas aplicações e da radiologia, e na aplicação que das radiações se tem feito na industria.
Ao mesmo tempo que estuda a luz e os seus efeitos, não apenas no campo fisiologico mas tambem no psicologico, o sr. dr. Bethencourt Ferreira faz a historia das teorias da luz com uma singelesa [sic] e uma proficiencia que é necessario reconhecer como um dos mais altos meritos do seu trabalho. Destinado aos estudiosos, procurou que aos estudiosos servisse e pode ter a certeza de o ter conseguido plenamente, embora a dificuldade que se oferecia de desembaraçar um ramo que pode chamar-se novo da sciencia dos emaranhados conceitos filosoficos e das confusas terminologias. «Raios violetas e ultra violetas» é, pois, um volume do mais alto merito.
(…).
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Publicações recebidas"
in Diário de Notícias
de 22 de Março de 1915, nº. 17731, p. 2 (c. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2203.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia