Nucleo Naturista de Lisboa
Realizou-se, ontem, na séde do Nucleo, a segunda lição do curso de naturismo, sendo prelector o distinto medico sr. dr. João Bentes Castel Branco, que versou o tema «Bebidas».
Resumindo a interessante palestra do ilustre clinico, que prendeu sobremaneira a atenção da numerosa assistencia, extratamos os pontos desenvolvidos que são outras tantas prescrições naturistas.
A agua quente sobre as comidas dissolve-as, embebe-as e facilita a sua decomposição.
As comidas cozidas são meio digeridas ou pelo menos decompostas.
Os alimentos cozinhados que facilitam a digestão das comidas cruas são as batatas, aboboras, mandioca e tomates. Os legumes, carne e peixe digerem-se melhor cozidos, emquanto [sic] que os tomates e os ovos muito cozidos tornam-se pesados no estomago. Em regra, os alimentos cozinhados teem uma digestão mais rapida embora nem sempre seja a mais apropriada para a formação do bom sangue.
Em seguida, fez a analise de digeribilidade, da nutrição e dos efeitos nos tecidos assim como das funções das diferentes bebidas v. g. caldos, sopas, molhos, chá, café, chocolate, vinhos, alcool, licores, cerveja e sucos vegetais.
Condena o emprego habitual de todas as bebidas, á excepção da agua potavel que deve satisfazer aos seguintes requisitos: ser transparente, incolor, inodora e não ter sabor; dissolver bem o sabão e não deixar depositos nas panelas onde se ferve.
A agua não deve ser tomada durante as refeições. É muito util tomada antes.
A agua fria é prejudicial, depois das comidas, no momento em que se faz a digestão.
A agua quente vigorisa o corpo quando nos sentimos frios. A agua fria tomada quando vimos suados, pode produzir inflamações na garganta, pneumonias e gastroenterites. A agua é o veiculo de toda a nutrição dos nossos tecidos. A agua é o veiculo de todos os restos de decomposição que se produz nos tecidos.
Refere-se, depois, ás aguas minerais, que podem ser purgativas, cloretadas, sulfurosas, cupricas, alcalino-carbonicadas, etc.
As aguas minerais são as de melhor decomposição e as mais digestivas.
Termina por frizar que a adopção dos principios expostos representa o revigoramento da raça.
Para isso é necessario uma propaganda intensissima, já pela imprensa já pela conferencia, auxiliada pela cooperação dos governos, de forma a poder obter-se, num futuro proximo, a disciplina social, condição indispensavel para frutificar o naturismo.
Hoje pelas 20 e meia, na séde do Sindicato Ferro-Viario, rua do Arco do Marquês de Alegrete, 30, 2.º, efectua uma conferencia sobre o «Naturismo e o seu alcance social» o distinto medico naturista, sr. dr. Amilcar de Sousa.