Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2242)

NA PROPAGANDA DE PORTUGAL

“O Naturismo e o seu valor higienico”

Segunda conferencia do sr. dr. Amilcar de Sousa

O vasto salão da Sociedade Propaganda de Portugal, foi ontem, insuficiente para comportar o numeroso auditorio que acorreu celere a escutar a palavra sonora e convicta do caloroso propagandista do Naturismo, sr. dr. Amilcar de Sousa.

Uma vez apresentado á assistencia, em que abundavam as senhoras, pelo sr. Henrique Affonso Pires, presidente da assembleia geral do Nucleo Naturista de Lisboa, o ilustre medico naturista, polvilhando sempre com «bonne humeur» as suas considerações, entreteve, quase durante duas horas, os ouvintes, falando-lhes do «naturismo e o seu valor higienico».

O conferente continuou a insistir em que o naturismo vem resolver o problema da saude.

A vida actual do homem, nomeadamente do que vive a vida dos grandes centros, é perfeitamente febril, queimando-lhe, sem dó nem piedade, o seu vigor fisico e convertendo-o, precocemente, num avariado.

A ele, conferente, reconhecendo aquele grande mal, preocupa-o tão somente a aquisição da saude e o combate sem treguas da doença.

A sua conversão ao Naturismo, conta o orador, data desde a morte de seu pai, que reconheceu ter sido mais uma vitima da cozinha.

Emfim [sic], é na alimentação defeituosa que a humanidade deve ir buscar a origem das suas multiplas enfermidades.

O naturismo, a formula bela da terapeutica, causa ainda, infelizmente, a irrisão da grande maioria, algemada como está á gula, ás drogas e depurativos afamados.

Nos caldos cozinhados vivem optimamente os microbios, no sumo dos frutos encontram eles o seu mais poderoso inimigo e, por isso, o sangue dos fugivoros é germicida.

E, com esta orientação, o sr. dr. Amilcar de Sousa alongou ainda a sua interessante «causerie», sendo, no final, muito aplaudido.

- Hoje realiza, pelas 20 ½, a 3.ª conferencia, subordinada ao tema «O Naturismo e o seu poder curativo», na sala do Ateneu Comercial.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "NA PROPAGANDA DE PORTUGAL / “O Naturismo e o seu valor higienico”" in Diário de Notícias de 21 de Abril de 1915, nº. 17761, p. 3 (c. 7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2242.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Associação/Sociedade
Popularização da Ciência
Outros
Palavras Chave


Notícia