Academia de Estudos Livres
Lições de quimica
Perante numerosissima assistencia, realizou ontem o sr. Aquiles Machado, no anfiteatro da Escola Politecnica, a segunda lição sobre Quimica. O tema era: os tres tipos de alimentos; estudo do leite e queijos.
Todo o alimento tem de servir ao fim de refazer os orgãos e dar ao animal a energia de que carece, para poder actuar, para poder trabalhar. Será pela transformação do calor, em trabalho, que a energia surgirá. Não pareça comtudo [sic] que o homem ocioso, estendido numa cama, não trabalhe. Emquanto [sic] assim repousa, os seus orgãos funcionam, gastam calor. Este dispendio minimo é o que se chama – despesa fundamental.
Para fixar noções, e para se poder fazer ideia do que representam alguns numeros abaixo citados, registemos que por «caloria» se representa a quantidade de calor necessaria para levantar de 1 grau a temperatura de 1 kilo de agua. Está calculado que um homem consome uma caloria por cada kilo de peso. Se tiver 70 kilos de peso consumirá em 1 dia 1:680 calorias. Se esse individuo caminhar 1 legua, precisa de gastar em 1 hora 200 calorias; se tiver de levar ás costas num caminho horisontal uma carga de 25 kilos, dispenderá no mesmo espaço de tempo 295 calorias. Mas um individuo póde estar sem comer até 20 dias. Neste caso vivera á custa das reservas, que o organismo guardou.
Podemos dividir os alimentos simples em tres grupos:
1.º alimentos proteicos, ou proteinas ou albumina, 2.º hidratos de carbono, 3.º substancias gordas. Os hidratos e as substancias gordas desenvolvem calor. As materias proteicas são compostas de carbono, hidrogenio, oxigenio e azote (a clara de ovo pertence a este grupo); existem nas plantas leguminosas, feijão, ervilha, fava, etc., e servem principalmente, quando ingeridos, á reconstituição dos tecidos. As gorduras são o toucinho, manteiga, azeite, etc. hidratos de carbono – o assucar, que todos conhecem, o amido, existente na farinha e no pós de goma. As proteinas são especialmente abundantes na natureza.
Para que o homem, ou qualquer outro animal, possa viver necessita, portanto, de ingerir alimentos que contenham aqueles tres alimentos simples. Morreria quem quizesse só, por exemplo, alimentar-se de assucar.
É interessante conhecer as proporções, nalguns alimentos compostos mais conhecidos, dos alimentos simples. É preciso notar que nos alimentos entra sempre uma grande proporção de agua.
Na carne magra (em cada 100 gramas) existe: Proteinas, 20%; Gorduras 1,7%; Agua 76%.
100 gramas de carne magra desenvolvem 101 calorias.
Gordura de vaca – Proteina, 17%; Gordura, 29%; Agua, 53%.
Calor desenvolvido – 340 calorias.
Gema de Ovo (corresponde a 6 ovos) – Proteina, 16%; Gordura, 32%; Agua, 51%.
Calor desenvolvido – 360 calorias.
Leite de vaca – Proteinas, 3,5%; Gordura, 3,7 %; Agua, 87%; Hidrocarbonatos (lactose), 4%.
Calor desenvolvido – 67 calorias.
Clara de ovo – Proteina, 13%; Gordura, 0,3%; Agua, 85%.
Como exemplos de alimentos vegetais temos:
Farinha de Trigo – Proteina, 125; Gordura, 2%; Hidrocarbonatos, 69%; Agua, 135.
Calor desenvolvido – 349 calorias.
Feijão – Proteinas 26%; Gorduras, 1,7%; Hidrocarbonatos, 47,5%; Agua, 14%. Calor desenvolvido – 315 calorias.
Pão de trigo – Proteinas, 7%; Gorduras, 0,5 %; Hidrocarbonatos, 58%; Agua, 34%. Calor desenvolvido – 270 calorias.
Batatas descascadas – Proteina, 0,3%; Hidrocarbonatos, 12,7%; Agua, 85%. Calor desenvolvido – 52 calorias.
Os legumes são substancias alimentares muito pobres.
Vê-se pelos numeros expostos como é vantajosa uma alimentação variada, permitindo um doseamento salutar de alimentos simples, conforme as necessidades do organismo. Mas os alimentos devem estar em relação com a posição social do individuo; com a especie de trabalho que executa e sua intensidade. Nenhum homem póde viver sem 75 a 80 gramas por um dia de materias proteicas, isto é, tanto quanto as contidas em 400 gramas de carne.
Experiencias feitas com um certo numero de medicos, demonstraram que, em média, cada um gastava por dia: – 125 gramas de substancias proteicas, 86 de gorduras e 289 de Hidrocarbonatos, desenvolvendo tudo 2:713 calorias. Em operarios empregados em trabalhos moderados, o gasto é de 124 gr. De substancias proteicas, 54 de gorduras, 497 de hidrocarbonatos, desenvolvendo tudo 3:053 calorias.
Em operarios trabalhando consideravelmente, o gasto é de: 170 gramas de substancias proteicas, 51 de gorduras e 56 de hidrocarbonatos, desenvolvendo 3:632 calorias. Finalmente, em operarios entregues a trabalhos muito fatigantes, o dispendio é de 191 gramas de substancias proteicas, 132 de gorduras e 811 de hidrocarbonatos.
Todos estes numeros são referidos ao peso de 1 kilo de alimentos.
Vê-se, portanto, que o consumo dos alimentos hidrocarbonatados aumenta com o trabalho a produzir. As classes pobres teem, por consequencia, de dosear a sua alimentação de forma que ela corresponda á energia a dispender.
Em seguida, o sr. Aquiles Machado passa ao estudo rapido do leite.
O leite é um alimento completo e que póde bastar para se viver. Varia muito de composição, de animal para animal. A chamada nata, ou manteiga, varia para menos ou para mais, no mesmo animal, conforme o leite é mungido de manhã ou á tarde, por uma ou outra teta da vaca… O leite tem pouco ferro. Quem tome só este alimento deve, portanto, ter em consideração tal facto, porque se sabe que o ferro é bastante necessario ao organismo.
Em seguida o prelector estuda as falsificações que se fazem com o leite, indicando e praticando rapidamente os usuais processos quimicos para descobrir essas fraudes.
A lição termina, depois de breve referencia ao fabrico dos queijos, ás falsificações de que este produto é tambem objecto.