Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.228)

Desde o dia 2 de maio ultimo que está interrompida a linha telegraphica da ilha Terceira e a companhia concessionaria, como já dissemos, não tem providenciado para que ela fosse prontamente reparada, porque são minguados os interesses que d’ali lhe adveem. E assim continuam os terceirenses privados de communicações telegraphicas.

Em Janeiro ultimo, o sr. Alvaro de Bulhão Pato director da alfandega de Angra, quando apresentou o seu relatorio, propôs ao governo a aquisição de uma embarcação para o serviço fiscal naquele districto e logo que a linha telegraphica ficou interrompida, renovou a sua proposta, ponderando a conveniencia de ir ao menos provisoriamente, uma lancha a vapor para a alfandega de Angra e que servisse para conduzir correspondencia que seria expedida em qualquer estação telegraphica de S. Jorge.

(...) com o despreso com que foi recebida a proposta do sr. Bulhão Pato estão os terceirenses privados de communicações telegraphicas, como teem as outras ilhas, e sabe Deus quando é que a companhia, zelosa dos seus interesses, tratará de restabelecer o serviço d’aquella linha que considera de nenhuma importancia.

Não sabemos mesmo se havemos de incitar os nossos patricios a que continuem a reclamar a dita lancha a vapor para lhes levar a correspondencia(...)


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Ilha Terceira - Communicações telegraphicas com Angra do Heroismo – Lancha a vapor para o serviço aduaneiro" in Diário dos Açores de 18 de Junho de 1907, nº. 4813, p. 2 (col. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=228.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Nacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Comunicações

Palavras Chave


Notícia