Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2280)

As bombas incendiarias alemãs

A comissão inglesa de preserveração contra os incendios, em consequência dos «raids» dos «Zeppelins» sobre as costas britanicas, empreendeu um estudo sobre as bombas incendiarias lançadas pelos dirigiveis alemães e sobre os estragos por elas produzidos. Em resultado desse estudo, publicou a mesma comissão uma pequena brochura para instrução do publico, contendo a descrição das referidas bombas e os conselhos sobre a maneira de estinguir os incendios causados por elas. A figura representa em corte esquemático uma das tais bombas, que são, como se vê, da forma de um tronco de cone, a cuja base está aplicada uma calote esferica, no fundo da qual se acha um pedaço de fósforo branco, que exala vapores nauseabundos. Pode tambem conter petroleo ou lascas de celuloide.

O principal agente do incendio é a substancia que enche a chaminé cntral e constituída por uma mistura de alumínio e oxido de ferro, chamada «thermite», a qual entrando em ignição, forma rapidamente uma grande quantidade de metal fundido, a uma temperatura proxima de 3:000 graus o qual se espalha em todas as direcções do choque da bomba contra um obstaculo qualquer.

Exteriormente áquela chaminé ha um espaço preenchido por uma materia resinosa inflamavel, que desenvolve uma fumaceira irritante.

Na parte superior existe um dispositorio que determina a inflamação, em virtude do choque.

Esses aparelhos comunicam geralmente o fogo com rapidez ás habitações, em consequência do calor desenvolvido pela fusão do metal e da violência das chamas produzidas.

Para combater o incêndio é necessario muitas vezes o emprego de grandes quantidades de agua, ou de areia e terra. As pessoas que tratam deste serviço teem de munir-se de mascaras respiratorias, para evitar a acção dos gases deleterios.

[NOTA - Notícia é acompanhada da publicação de um desenho]


Referência bibliográfica

[n.d.] - "As bombas incendiarias alemãs" in Diário de Notícias de 24 de Setembro de 1915, nº. 17917, p. 1 (C. 3-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2280.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Indústria
Outros

Outros
Palavras Chave


Notícia