O Congresso de Valladolid
As conclusões
De Madrid, em data de sábado 23:
Ontem efectuou-se a sessão de clausura do brilhante Congresso de Scencias efectuado em Valladolid.
Presidiu o eminente doutor Carracido, que pronunciou um eloquente discurso cuja sintése é a seguinte:
Saudou em Valladolid Castilha, e em Castilha Espanha inteira. Enalteceu em formosos periodos todos aqueles individuos que por «qualquer maneira fomentam a Sciencia, honrando assim a Patria e a Humanidade.
Dedicou um elogio especial e muito caloroso ao sabio português, sr. dr. Costa Lobo e teve palavras muito afectuosas para o nosso país, propondo a criação de uma Associação Iberica para o progresso scientifico e estimando altamente proveitosa a colaboração dos sabios portugueses com os espanhois.
Depois proferiu palavras de grande entusiasmo para o ilustre sabio francês dr. Servent, a quem o rei D. Afonso concedeu a comenda de Alfonso XII. «Sobre esta mesa – disse o dr. Carracido – estão as insígnias; eu considero-o espiritualmente entre nós, e imponho-lh’as».
O insigne orador consagrou seguidamente um eloquente periodo á mulher pondo em relevo a eficaz colaboração que ela póde prestar ao progresso e expansão das sciencias, não como sábia, mas como rainha do lar, onde tem o seu verdadeiro papel.
O discurso do dr. Caracido, constantemente interrompido com apoiados, bravos e ovações prolongadas, causou entusiasmo na douta assembleia. E tanto que, ao retirar-se, todos os assistentes o acompanharam até ao hotel em que se hospedou, vitoriando-o em todo o trajecto.
O Congresso aprovou por unanimidade as seguintes conclusões da secção de Sciencias medicas:
«Dada a grande mortalidade que determina o cancro, e sendo o «radium» o seu melhor tratamento, proclama-se a urgencia de que todas as faculdades de Medicina de Espanha estejam dotadas desse meio terapeutico.
«Solicitar do Governo que autorize o reitor da Universidade de Valladolid para que no futuro o departamento anatomico desta Faculdade de Medicina seja considerado como instituto anatomico, usando o nome de Instituto Sierra, nome do glorioso decano daquela Faculdade.
«Demonstrando pela sciencia e pela experiencia que os sanatorios maritimos e de montanha constituem o mais eficaz recurso profilático curativo da tuberculose, o Congresso associa-se ao movimento iniciado neste sentido por toda a Europa e proclama a necessidade urgente de multiplicar no nosso litoral e nos planaltos dos nossos montes as instituições anti-tuberculosas.»
A secção de Sciencias Naturais, juntamente com a de Sciencias historicas propõe meios para conservar todos os achados pertencentes á pre-historia.
A de Sciencias Filosoficas e Historicas e Naturais pede que na Universidade se distribuem estas materias em três ramos.
Aproveitaram-se as conclusões para que obrigatoriamente sustentem os municipios os serviços de tocólogos e para beneficio da puericultura.